quinta-feira, 28 de julho de 2011

Brasil: Governo anuncia doação de 53 mil toneladas de alimentos para Somália e Etiópia




FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 28 jul (Lusa) -- O governo brasileiro anunciou hoje que enviará 53 mil toneladas de alimentos para países do Corno de África que sofrem com situação extrema de fome e seca.

De acordo com comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, 38 mil toneladas de alimentos serão destinadas à Somália, um dos países mais afetados da região, enquanto outras 15 mil toneladas terão como destino campos de refugiados na Etiópia.

As doações foram autorizadas pela Lei 12.429 e são feitas em parceria com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA).

A ONU decretou estado de fome em duas áreas da Somália. O país enfrenta a sua pior seca dos últimos 60 anos.

Segundo dados das Nações Unidas, duas em cada dez mil pessoas morrem diariamente de fome no país. Pelo padrão de referência utilizado pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), essa taxa representa um nível de "catástrofe alimentar".

A tragédia é agravada pelo facto de o país ser palco também de uma intensa crise política, iniciada desde que o ditador Siad Barre foi derrubado por militares, em 1991.

Após a sua queda, os revoltosos não entraram em consenso e ainda hoje diferentes grupos rebeldes lutam pelo poder.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana