sexta-feira, 29 de julho de 2011

O CONGRESSO DA UNITA




EKUIKUI NELSON JAMBA – ANGOLA 24 HORAS

Nos últimos tempos tem havido um grande debate relacionado a realização ou não realização do Congresso da UNITA, na sociedade civil e no seio dos próprios militantes deste partido.

Parte dos dirigentes da UNITA, Principalmente aqueles que estão a ocupar altos cargos no seio do partido e na Assembleia Nacional, defende a não realização do congresso. Acredito que estão com medo de perder os seus lugares, por isso vão induzindo no erro o atual presidente do partido.

Justificam tal decisão: alegando falta de meios financeiros e que estariam a preparar o partido para dois desafios. Devo admitir neste último ponto compactue com eles.
O mas importante deve ser dito:

São as barreiras que tem estado a criar a um dos candidatos mas favoráveis na substituição do atual presidente. falo concretamente de Abel Chivukuvuku.

Para mim este não é um messias ou o melhor mas trata-se da pessoa que reúne atualmente mais credibilidade para dar continuidade a causa da UNITA.

As barreiras que se vão criar eventualmente a este homem podem conduzir o partido a situações pouco abonatórias, nomeadamente:

1- A revolta dos seus apoiantes, que considero constituírem maior parte dos militantes atualmente.
2- O partido ter um péssimo resultado nas eleições.
3- Instaurar o regionalismo no seio do mesmo (Muitos pensam que só os do Bié podem dirigir os destinos do partido) negativo: todos os militantes capazes de dirigir e promover maior dinamismo no seio do mesmo podem almejar a cadeira de presidente.

É preciso entender que os homens falham e passam: o presidente Samakuva ja fez muito em prol do partido, é altura dele largar a carruagem e dar opurtunidade aos outros, quem fala do presidente Samakuva fala de outros dirigentes que compoém a Comissão politica e o comité permanente.

Sou a favor da realização do congresso, desde que seja feito num ambiente sadio e que seja levada em conta vontade dos militantes.

Ekuikui Nelson Jamba

Sem comentários:

Mais lidas da semana