sexta-feira, 29 de julho de 2011

UNTL e Universidade de Aveiro vão criar mestrado conjunto para a formação de professores




MSO - LUSA

Díli, 28 jul (Lusa) -- A Universidade de Aveiro e a Universidade Nacional Timor Lorosae (UNTL) vão lançar um mestrado conjunto de formação de professores em várias áreas, disse hoje à Lusa Liliana Sousa, pró-reitora da universidade portuguesa.

"Neste momento vamos lançar o mestrado conjunto em formação de professores nas áreas da Matemática, Física, Química, Biologia e Geociências e estamos disponíveis para outras iniciativas", disse Liliana Sousa, que se deslocou a Díli para participar no lançamento do programa de pós-graduação e pesquisa da UNTL.

De acordo com a pró-reitora, professores da Universidade de Aveiro vão lecionar na Universidade Nacional Timor Lorosae e no âmbito do mestrado os estudantes e professores timorenses vão passar a ter acesso à plataforma de ensino à distância e aos recursos bibliográficos "on-line" daquela universidade portuguesa.

"É um mestrado com reciprocidade e colaboração, o que significa que haverá sempre professores da Universidade de Aveiro e da UNTL envolvidos na lecionação do curso, se bem que as dissertações serão defendidas na UNTL", esclareceu.

Liliana Sousa salientou que a Universidade de Aveiro tem estado envolvida há vários anos noutros projetos de cooperação com Timor-Leste, um dos quais de "grande dimensão", que é a participação na elaboração dos currículos para o ensino secundário.

"Estamos neste momento a trabalhar nos currículos do ensino secundário que é um grande projeto de cooperação. Já terminámos os manuais do 10.º ano e iremos agora trabalhar nos do 11.º ano, o que terá um grande impacto no ensino em Timor-Leste", finalizou.

Sem comentários:

Mais lidas da semana