segunda-feira, 18 de julho de 2011

Presidenciais – São Tomé: Pinto da Costa e Evaristo Carvalho foram os mais votados no domingo




João Manuel Rocha – Público

Escolha de novo Presidente de São Tomé só na segunda volta

Os são-tomenses vão ser chamados a uma segunda volta das eleições presidenciais para escolherem entre Manuel Pinto da Costa e Evaristo Carvalho, os mais votados entre os dez candidatos que se apresentaram ao escrutínio de domingo.

Pinto da Costa, Presidente durante o regime de partido único, entre 1975 e 1991, obteve 35,85 por cento dos votos. O seu adversário na corrida a dois será Evaristo Carvalho, Presidente da Assembleia Nacional e candidato do partido do Governo, a ADI (Acção Democrática Independente), que conseguiu 21,82 por cento.

Os dados da Comissão Eleitoral divulgados pelo jornal são-tomense Téla Nón indicam também que Maria das Neves, com 14,03 por cento, e Delfim Neves (não Pinto, como o PÚBLICO, por lapso, anteriormente escreveu) com 13,89, foram os que se seguiram nas preferências dos quase 93 mil eleitores.

A primeira é uma antiga primeira-ministra pelo MLSTP-PSD (Movimento para a Libertação de São Tomé e Príncipe- Partido Social Democrata), o partido de que Pinto da Costa, que se apresentou como independente, foi um dos fundadores. O segundo é vice-presidente do PCD (Partido da Convergência Democrática).

Elsa Pinto, antiga ministra da Defesa, também do antigo partido único, que também avançou como independente, foi a quinta mais votada, com 4,55 por cento. O presidente e candidato oficial do MLSTP-PSD, Aurélio Martins, conseguiu apenas 4,15 por cento e foi sexto. O independente Filinto Costa Alegre teve 4,14 por cento.

Jorge Coelho, Hélder Barros e Manuel de Deus Lima obtiveram votações residuais, inferiores a um por cento.

O eleito na segunda volta sucederá a Fradique de Menezes, chefe de Estado na última década.

Sem comentários:

Mais lidas da semana