segunda-feira, 25 de julho de 2011

TIMOR AIR INAUGURA LINHA DARWIN-DÍLI COM PR A BORDO




ANGOLA PRESS  

Díli - A Timor Air, a primeira companhia aérea de capitais timorenses, realizou hoje o voo inaugural da ligação entre Darwin (Austrália) e Díli, capital de Timor-Leste, transportando simbolicamente o Presidente da República, José Ramos-Horta.
   
A Timor Air é uma iniciativa de um empresário timorense radicado na Austrália, Jeremias de Sousa, que inicia terça- feira as operações regulares, com voos duas vezes por dia, durante cinco dias da semana, entre Díli a Darwin, disputando o mercado à Air North, que opera aquela rota há vários anos. 
 
A frequência dos voos entre Díli e Darwin é o principal trunfo da companhia, e o preço médio dos bilhetes vai rondar os 363 euros. 
 
A chegada do primeiro "avião timorense", um bimotor a hélices, foi aguardada no Aeroporto Internacional Nicolau Lobato pelas autoridades locais, jornalistas e alguns curiosos e foi com emoção que Jeremias Sousa se dirigiu à sala de imprensa, para apresentar o feito.
  
"Hoje é um dia que é muito importante na nossa História. É mais uma escada que subimos como nação pequena. Mais uma vez triunfámos", declarou.
 
O empresário salientou que a companhia cumpre todas as normas de segurança e os exigentes critérios de licenciamento impostos na Austrália. 
 
"Este avião é seguro, está registado e a sua manutenção é supervisionada na Austrália. A tripulação foi licenciada na Austrália com todo o rigor", assegurou. 
 
Jeremias de Sousa esclareceu ter actualmente vários timorenses em formação para substituir o pessoal de cabina australiano na companhia "Vamos trabalhar para criar mais empregos para a nossa gente e técnicos para cuidar dos nossos aviões", disse.
  
Quanto ao facto de o mercado ser disputado e se anunciarem outros projectos na mesma área, o empresário não demonstra preocupação: "A concorrência é normal. Eu não comecei este negócio para competir com os outros, mas para representar a nossa nação e o mercado é livre".
  
"Um homem de muita coragem e espírito empreendedor" foi como o classificou o Presidente da República, José Ramos-Horta, enaltecendo os timorenses que resolvem arriscar e investir no seu país. 
 
"É um negócio que não é fácil porque é caro e complicado e a concorrência pode ser negativa com a guerra de preços dos bilhetes, mas creio que devemos apoiar porque é uma empresa timorense e o senhor Jeremias de Sousa mostrou espírito empreendedor e muita coragem", elogiou. 

José Ramos-Horta realçou a origem "simples e humilde" do empresário, que partiu em 1975 (ano da invasão de Timor-Leste pela Indonésia) para a Austrália, "sem nada". 
    
Começou a sua actividade empresarial na Austrália, criando o seu próprio negócio, com uma empresa de limpezas de escritórios e depois alargou os seus interesses a diversos ramos de actividade.

"Já há muitos anos que me falou que queria fazer uma companhia de aviação e sempre o apoiei, o que hoje se realiza", comentou o Presidente da República.
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jeremias de Sousa,

É pena que voçê seja um caso isolado de investir na terra que o viu nascer. Os seus compatriotas que aí vivem e estão bem instalados na vida deveriam seguir o seu exemplo e começar a investir em Timor. Há tanto onde investir e ganhar dinheiro em Timor, basta que o governo os deixe trabalhar.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Parabéns Jeremias!
Seria viável uma rota ligando Brasil, Angola, Timor e China? Poderíamos chamá-la de rota do petróleo.

Mais lidas da semana