quarta-feira, 13 de julho de 2011

Timor-Leste: JOVENS QUEREM GREATER SUNRISE PIPELINE





Díli – Uma manifestação de jovens saiu à rua esta segunda-feira, 11 de Julho, para exigir ao Governo australiano e à petrolífera Woodside que concordem em trazer o Greater Sunrise Pipeline para Timor-Leste.

Estudantes universitários e jovens de diversas organizações como a Youth Front, Fórum de Estudantes de Timor-Leste, Instituto de Tecnologia de Díli, Universidade da Paz, Universidade Oriental de Timor Lorosae (UNITAL) e do Timor Institute of Business (IOB), compareceram no protesto, que teve lugar frente ao Centro de Convenções de Kaikoli.

Lokacio Mendes, porta-voz dos manifestantes, afirmou que trazer a Greater Sunrise Pipeline para Timor-Leste irá criar oportunidades de emprego para o povo timorense e incrementar o crescimento económico do país.

«O Governo australiano tem que respeitar os direitos de Timor-Leste relativamente ao petróleo e ao gás que pertencem ao povo timorense», defendeu Lokacio Mendes. Os manifestantes apelaram também ao apoio do povo australiano na questão do Greater Sunrise Pipeline.

«Se a Austrália e a Woodside não concordarem com o pedido de Timor-Leste, a exploração do campo de óleo e gás do mar timorense deve parar e devem ter início novas negociações, após dez ou 20 anos», afirmou Lokacio Mendes.

(c) PNN Portuguese News Network

1 comentário:

Anónimo disse...

Assim sim! Os jovens a usarem as suas energias e capacidades para defenderem os interesses nacionais contra os abutres da Woodside.

Fizeram-no nos tempos da ocupacao e tem que fazer o mesmo agora na era da independencia cada vez que os interesses nacionais estao em perigo, irrespectivamente das cores partidarias de cada um.

Muito bem.

Parabens!

Mais lidas da semana