quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Brasil: TRÊS PESSOAS MORRERAM DEVIDO ÀS FORTES CHUVAS NO RIO GRANDE DO SUL




CSR - LUSA

São Paulo, 10 ago (Lusa) -- Três pessoas morreram na cidade de Estrela, na terça-feira, durante um forte tempestade que atingiu o estado do Rio Grande do Sul, segundo informações da Defesa Civil, divulgou hoje a imprensa brasileira.

Segundo o portal de notícias G1, na cidade de Estrela um carro tentou passar por uma ponte durante a tempestade e foi arrastado pelas águas, provocando as mortes.
Horas depois, o veículo foi encontrado dentro de um riacho.

Mais de 4.000 pessoas tiveram de deixar as suas casas devido às chuvas dos últimos dias, em todo o estado.

Desde o fim de semana, quando as fortes chuvas começaram, 18 municípios gaúchos enviaram à Defesa Civil relatórios sobre estragos e inundações.

No município de Erechim, ventos superiores a 100 quilómetros por hora e granizo arrancaram árvores e danificaram postes, deixando grande parte da região sem luz. Estradas ficaram interrompidas e uma igreja desabou no concelho.

Em São Sebastião do Caí, o rio Caí está 13 metros acima do normal e cerca de 700 pessoas foram retiradas de suas casas por estarem em áreas de risco, sendo levadas para abrigos.
No total, 47 municípios da região Sul do Brasil foram atingidas pelas chuvas.

Em Blumenau, no estado de Santa Catarina, as chuvas elevaram bastante o nível do Rio Itajaí e, no estado do Paraná, rajadas de vento e granizo também provocaram estragos.
No estado São Paulo, as chuvas que caíram na semana passada e deixaram cerca de 10.000 pessoas desalojadas na região do Vale do Ribeira.

Ao todo, 17 municípios da região foram afetados pelas enchentes, incluindo as cidades de Registro e Sete Barras, bastante atingidas.

Apenas em Eldorado, o município mais castigado pelas chuvas, cerca de 8.500 pessoas ficaram desalojadas. Grande parte das lavouras de bananeiras -- base da economia do município -- foi atingida pelas enchentes.

O caudal do rio Ribeira do Iguape já voltou à normalidade. As autoridades e a população dos municípios atingidos estão, desde o final de semana, a realizar os trabalhos de limpeza para poderem regressar às suas casas.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana