quarta-feira, 10 de agosto de 2011

MNE da Gâmbia destaca papel de Angola na reforma da defesa e segurança guineense




SK - LUSA

Banjul, Gâmbia, 10 ago (Lusa) -- O chefe da diplomacia da Gâmbia afirmou hoje que o seu país tem acompanhado com "agrado e satisfação" o apoio que Angola tem prestado à Guiné-Bissau no domínio da reforma do setor de defesa e segurança.

O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional da Gâmbia, Mamadou Tangara, recebeu hoje em audiência o embaixador cessante de Angola naquele país, Brito Sozinho, noticiou a agência angolana Angop.

No encontro, que decorreu na capital Banjul, o chefe da diplomacia da Gâmbia destacou que a ajuda de Angola é importante para a estabilização daquele "país irmão" e da região, realçando que esse empenho deve ser um exemplo a seguir pelos países africanos, refere a mesma fonte.

Brito Sozinho exerceu durante cerca de quatro anos as funções de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola na Gâmbia, Senegal e Guiné Conacri, com residência permanente na Guiné-Bissau.

O diplomata angolano destacou, por sua vez, as boas relações entre Angola e a Gâmbia, manifestando a esperança de que este relacionamento possa ainda ser melhorado, como é o desejo do chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, refere a Angop.

Brito Sozinho agradeceu igualmente o apoio que as autoridades da Gâmbia sempre prestaram a Angola, tendo solicitado ao chefe da diplomacia gambiana que transmitisse ao Presidente do país, Yahya Jammé, o firme desejo de empenho de Angola na promoção e aprofundamento das relações entre os dois países.

Mamadou Tangara também reafirmou, segundo a agência noticiosa angolana, o desejo da Gâmbia e do chefe de Estado Yahya Jammé em ver reforçadas as relações com Angola, e disse aguardar com expetativa a visita ao país do chefe da diplomacia angolana, Georges Rebelo Chikoti.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana