domingo, 28 de agosto de 2011

FURACÃO “IRENE” ATINGE VIRGÍNIA E NOVA IORQUE





O furacão "Irene" atingiu esta noite os estados da Virgínia e Nova Iorque, tendo já causado pelo menos oito mortos desde a sua chegada no sábado à costa leste dos EUA.

O "Irene" atingiu no sábado a Carolina do Norte, tendo afectado esta noite a Virgínia e Nova Iorque, estando a deslocar-se para a região de Nova Inglaterra.

Com ventos de 130 quilómetros por hora, o "Irene" causou tornados nos estados de Delaware e Maryland e quatro mortos na Carolina do Norte, três na Virgínia e um na Florida, depois de a sua passagem pelas Caraíbas ter causado seis vítimas mortais na região.

Os danos materiais ainda não foram calculados pelas autoridades locais.

Aquele que é o primeiro furacão que atinge o território norte-americano desde 2008 forçou a retirada de cerca de 1,5 milhões de pessoas na costa leste dos EUA, a maioria (cerca de um milhão) no estado de Nova Jérsia, e pelo menos 1,8 milhões de pessoas estão sem electricidade da Carolina do Norte a Nova Jérsia.

Washington e Nova Iorque declararam o estado de emergência e o sistema de transportes na região nordeste do país está totalmente paralisado, o que causou o cancelamento de mais de 10 mil voos.

O presidente do município de Nova Iorque, Michael Bloomberg, declarou esta noite que o "Irene" já atingiu a cidade e alertou os residentes para permanecerem em casa, uma vez que já não é seguro sair à rua, depois de ter sido ordenada uma retirada inédita de 370 mil residentes das áreas costeiras.

O serviço de transporte público de Nova Iorque está suspenso, designadamente metro, autocarros e comboios, e as pontes poderão fechar ao longo do dia dependendo da intensidade dos ventos.

Está activo um alerto de furacão da Carolina do Norte até Massachusetts, incluindo Nova Iorque e Long Island, e um alerta de tempestade tropical de Maryland até à fronteira entre os EUA e o Canadá.

Sem comentários:

Mais lidas da semana