sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Grupo radical reivindica atentado no edifício das Nações Unidas na Nigéria




Cláudia Reis e Beatriz Silva - i online

As agências internacionais dão conta de pelo menos 18 mortos

Foi registada esta sexta-feira uma explosão no edifício das Nações Unidas em Abuja, na Nigéria. 

O atentado foi feito por um bombista suicida do grupo radical islâmico Boko Haram, que seguia numa viatura.

"Lançámos um ataque com precisão absoluta. O ataque foi minuciosamente preparado e executado. Dissemos várias vezes que a ONU é um dos nossos principais alvos", afirmou o porta-voz, que se disse chamar Abu Darda, citado pela agência France Presse.
O bombista suicida conduziu a viatura até à entrada principal do prédio, onde accionou os explosivos.

Segundo avança a BBC, um helicóptero está a sobrevoar o edifício que está a deitar fumo. Testemunhos dão conta da existência de várias vítimas. A Reuters dá conta de, pelo menos, 18 vítimas mortais.

"Posso confirmar que houve uma explosão no edifício da ONU", disse o porta-voz da polícia local à Associated Press, acrescentando: "Já destacámos os nossos oficiais e uma equipa de detonação de bombas. Não sabemos quantas vítimas há".  

Bashir Sa'ad Abdullahi, correspondente da BBC, disse que o rés-do-chão dos escritórios ficou bastante destruído.
 
Os serviços de emergência médica estão já a recolher os corpos das vítimas e há feridos a serem transportados para o National Hospital, na capital nigeriana.

Recentemente, grupos islâmicos realizaram vários ataques na cidade de Abuja. Na quinta-feira, uma esquadra e alguns bancos no noroeste da Nigéria ficaram destruídos na sequência de uma explosão que acabou por ferir 12 pessoas, entre elas, um polícia e um soldado. 

Em Junho houve também um ataque à bomba num quartel da polícia, que terá sido feito pela seita islâmica Boko Haram. 

Ban Ki-moon reage  

Ban Ki-moon, o secretário-geral da ONU, condenou o atentado à sede das Nações Unidas, na Nigéria, classificando-o como um acto abominável.

"É uma agressão contra os que colocam a sua vida ao serviço dos outros. Condenamos vigorosamente este ato abominável", afirmou Ban Ki-moon, acrescentando esperar perdas "consideráveis".

Em homenagem às vítimas do atentado, o Conselho de Segurança da ONU fez um minuto de silêncio no início de um debate sobre missões de manutenção de paz no mundo.

O secretário-geral da ONU vai enviar ao local do atentado a secretário-geral adjunta, Asha- Rose Migiro e o responsável da organização para a segurança, Gregory Starr.

No edifício estavam 26 agências da ONU.

Sem comentários:

Mais lidas da semana