terça-feira, 23 de agosto de 2011

Klaudia Alvarez: “PORTUGAL TEM MUITOS MOTIVOS PARA SE INDIGNAR”




ANA SOFIA FONSECA - ECONÓMICO

Uma das principais vozes do movimento 15M garante que Outono é estação de protesto.

Professora em Barcelona, Klaudia Àlvarez pertence à equipa do movimento Democracia Real Já, plataforma responsável pela organização das manifestações que deram origem ao movimento 15M. É uma das autoras do livro "Nós, os indignados", que conta com prefácio de Stéphane Hessel, membro do grupo redactor da Declaração Universal dos Direitos do Homem e autor do êxito editorial "Indignai-vos!". Comprometida com o protesto, em entrevista ao Diário Económico, por escrito, defende que Espanha vive uma revolução.

O que significa o 15M?

A nível pessoal, ilusão, muito trabalho e convicção de que as coisas vão mudar. Desde Março que durmo pouco e não tenho tempo para a família, dedico muitas à Democracia Real Já. Mas vale a pena, sobretudo quando vejo tudo o que já conquistámos.
"Indignai-vos" de Stéphane Hessel foi uma grande inspiração?

Li o livro depois de estar envolvida no 15M, por isso, não posso dizer que foi determinante. Mas tenho de reconhecer que o êxito editorial de Hessel influenciou muita gente.
O 15M seria possível sem a Internet?

Foi através da Internet que nos conhecemos e organizámos. A organização das manifestações foi sempre feita através da rede. Como os meios de comunicação tradicionais nos ignoravam, tivemos de descobrir os nossos próprios meios.
 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana