domingo, 28 de agosto de 2011

Moçambique: PORTUGAL COM O MAIOR PAVILHÃO ENTRE OS 18 PAÍSES PRESENTES NA FACIM




LAS - LUSA

Moçambique, 28 ago (Lusa) -- Portugal detém o maior pavilhão estrangeiro, com 1600 metros quadrados e 63 empresas, entre os 18 países presentes na FACIM, que é inaugurada na segunda-feira nos arredores da capital moçambicana, Maputo.

A Feira Agrária, Comercial e Industrial de Maputo (FACIM), que pela primeira vez em 47 anos, saiu de Maputo para um novo recinto em Marracuene, a 30 quilómetros a norte da capital, conta ainda com a participação de muitas empresas portuguesas que decidiram expor autonomamente, devendo a presença nacional ultrapassar a centena de companhias e associações empresariais.

A feira, a mais importante de Moçambique, é inaugurada na segunda-feira pelas 09:00 (08:00 em Lisboa) pelo Presidente da República local, Armando Emílio Guebuza, e decorre até ao dia 04 de setembro.

A 02 de setembro assinala-se o Dia de Portugal, com a realização de um seminário sobre Portos e Transportes Marítimos, que terá a participação da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL) e Instituto Português dos Transportes Marítimos (IPTT) e das empresas moçambicanas do setor Manica e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).

Inicialmente, foi anunciada a presença do ministro português da Economia e Emprego, Álvaro Santos Pereira, mas o governante deverá ser substituído pelo secretário de Estado da Economia e Desenvolvimento Regional, Almeida Henriques, disse à Lusa uma fonte da organização.

No pavilhão de Portugal, organizado pela AICEP, vão estar sectores com forte implantação no mercado moçambicano, como materiais de construção, agro-alimentar e vinhos, metalurgia e metalomecânica, construção civil e consultoria, entre outros.

A maioria das empresas portuguesas ali presentes fará a sua estreia na FACIM, com o objetivo de encontrar parceiros, mostrar produtos e conhecer as potencialidades locais de investimento.

"É um mercado apelativo para as empresas portuguesas e este aumento da nossa participação é uma manifestação da importância do mercado moçambicano" para os empresários nacionais, disse à Lusa Fernando Carvalho, delegado da AICEP em Moçambique.

No total, segundo o Instituto para a Promoção de Exportações de Moçambique (IPEX), na FACIM estarão presentes 1.500 empresas moçambicanas, 600 expositores diretos estrangeiros, que participam por iniciativa própria e não integram a delegação do respetivo país, e a participação de 18 países.

Na lista dos países e territórios que já confirmaram a sua presença na feira estão: China, Portugal, Espanha, Dinamarca, Paquistão, Tailândia, Polónia, Botsuana, Malaui, Tanzânia, África do Sul, Brasil, Itália, Macau, Zâmbia, Quénia, Argentina e Angola.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana