segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Timor-Leste: “Kirsty Sword não passa de uma descarada que nos julga mentecaptos”





Aquilo que se está a passar em Timor-Leste com a educação e a abolição do português das escolas básicas é inadmissível. Esta é uma artimanha anglófona com a cara de Kirsty Sword mas com o lobie da anglofonia por detrás. Por isso, os países da CPLP devem tomar uma posição inequívoca: repudiar o que foi decidido pelo governo timorense à revelia da Constituição do país e solicitar explicações plausíveis. É evidente que os argumentos de Kirsty Sword já apresentados nada esclarecem a não ser que quer desprezar todo o esforço até hoje realizado pelos alunos timorenses, pelos professores e pelo estado português.

Mas quem disse que o mau aproveitamento escolar dos estudantes timorenses é da responsabilidade do português? Quanto mais novas são as crianças mais facilmente aprendem os idiomas, quase todos sabemos isso. Kirsty Sword não passa de uma descarada que nos julga mentecaptos. Como ela disse em "explicação" das razões das medidas tomadas, dois especialistas credenciados deram parecer a que a política de educação erradicasse o português nos primeiros anos de ensino, no básico. Curiosamente os dois "especialistas" são: um inglês e um sueco. Pasmemos! Quanto receberam tais "especialistas" para chegarem às conclusões a que chegaram e que vão de encontro às pretensões de Kirsty e sua panóplia anglofona é que não sabemos. Não deve ter sido pouco, nem o bastante, mas sim muito mais.

Câncio Pereira, o ministro da educação deste malfadado governo, não passa de marionete nas mãos de Xanana e de Kirsty. Um inerte que nem o vimos falar sobre a questão. Um ministro de nome e para receber ordenado, mordomias e o que mais calhar, mas que está ali para servir de fachada. Quem põe e dispõe é a Embaixadora da Educação. Quem dá os "esclarecimentos" é a Embaixadora Kirsty, quem manda é ela! Que vergonha Câncio! Demita-se!

Essa Embaixadora que serve os objetivos da Austrália desde sempre, por isso recebe presentes do tipo da "linda" casa em Melbourne (como se diz), tem vindo todo este tempo num ataque à língua portuguesa só com uma explicação: Quer um Timor-Leste neocolonizado pelo seu país, a Austrália. Repare-se que ela está sempre metida em tudo. Em 2006 incendiou ânimos que resultaram no golpe de estado e nas destruições e mortes conhecidas, no 11 de Fevereiro mentiu com todos os dentes que tem, baralhou e saiu airosamente da situação junto com o marido... E depois que é "muito amiga de Timor", como uns quantos dizem. Então não é? Vê-se!

Se na verdade fosse vantajoso para Timor o estado timorense tomar esta medida e erradicar o português não seria eu e muitos outros que agora estaríamos aqui e noutros fóruns a expressar repúdio. Se fosse o inglês o indicado e vantajoso para ser usado como língua oficial também não me pronunciaria contra. Mas não é nada disso que Kirsty e os seus querem! Instalam o inglês mais cedo ou mais tarde e vão arruinar todas as línguas maternas. Como o fizeram sempre, com os aborígenes e noutras partes do mundo que a anglofonia colonizou. Esse é um dos objetivos!

Na qualidade de luso-timorense alerto e solicito para que os portugueses (por andarem a gastar milhões) tomem uma posição enérgica e inequívoca contra o que se está a passar de mal em todo este maquiavélico processo... É porque agora é no ensino básico mas daqui por mais uns tempos será dado outro passo e lá vai a língua de Camões acabar expulsa na totalidade, depois serão as línguas maternas... Daqui por 30 anos ou menos Timor-Leste falará inglês e pouco mais porque será isso que terá no ensino. Vão-se todas as línguas e os milhões que Portugal e o Brasil tem gasto... para nada!

Perante tudo isto quem é que não se insurge? E Portugal, e o Brasil, não dizem nem fazem nada?

3 comentários:

Anónimo disse...

But who is Kirsty Sword and what does she know about education? How can she advise on something that she is not an expert on? She has no professional qualifications in this field.

To top it off, what is she doing, who does she think she is to involve herself in the Timorese's decision making process? Who is she to give them orders, propose laws and determine their future for their for them. She is not Timorese, she is not a member of their government, so she should shut up.

What kind of appointment is this "Ambassador for Education"? It is ridiculous!

This woman is outrageously shameless and ruthlessly ambitious. She an embarrassment for the rest of us Australians.

Anónimo disse...

But who is Kirsty Sword and what does she know about education? How can she advise on something that she is not an expert on? She has no professional qualifications in this field.

To top it off, what is she doing, who does she think she is to involve herself in the Timorese's decision making process? Who is she to give them orders, propose laws and determine their future for them. She is not Timorese, she is not a member of their government, so she should shut up.

What kind of appointment is this "Ambassador for Education"? It is ridiculous!

This woman is outrageously shameless and ruthlessly ambitious. She is an embarrassment for the rest of us Australians.

Anónimo disse...

No dia 18 e 19 de agosto a sra. Kristy promoveu o segundo encontro sobre linguas nacionais de Timor-Leste ,em Dili.Eu tambem participei no encontro.Nos maioria estamos muito tristes porque vemos que a sra. Kristy agora colaborar com os malaes que tem objectivo de destruir a unidade nacional dos timorenses sobre a lingua.Todos nos sabemos que nosso pais temos dois linguas oficiais ,sao Tetum e portugues.Estou muito contente quando Sr Benjamim do INL esplicou que o irmao xanana Gusmao antigamente falou portugues quando ele defendeu se no no Tribunal onde os indonesios preparar para lhe castigar ,apesar de juiz indonesio nao comprendeu portugues. Isto porque naquela altura ele segurou bem a nossa identidade nacional.
Mas a organizacao do encontro convidou o sr.Benjamin nao tem com objectivo para ele ensinar os participantes sobre o processo de desenvolvimento tetum que INL ja tinha criado.Eles querem fazer armadilha para sr Benjamin para por INL para ser mais outro grupo, que tem o mesmo nivel com a sra. Australiana Catharina Klinkin que tem um grupo em DIT ou igual com os Malaes de organizacao cujo nome SIL que recem chegado a Timor-Leste . Eles nao querem respeitar a lei e seguir as regras do nosso pais,onde dar mandato para INL para desenvolver Lingua Tetum e Linguas maternas emTimor -Leste. Durante esse encontro tem muitos apresentacoes mas quase maioria de pessoas de DIT ou de SIL. Eles tambem nao mostraram muitos livros qual os colegas de Timor Aid ja tinham publicado porque esses livros foram escritos com ortografia oficial de INL mas eles fizeram cerimonia de lancamento de livros todos da senhora australiana que refere publicou em DIT, apesar de so um livro que novo e os outros ja eram antigos, mas eles fizeram lancamento la. Ainda bem que os nossos autoridades fizeram boicota ao encontro. So o marido da Sra Kristy que apareceu la. O Ministro de Educacao fez boicota, o Vise Ministro de Educacao fez boicota, eles escrevem o nome do Sr. Virgílio Smith na ajenda mas ele tambem fez boicota, eles disseram para nos que o Presidente Ramos Horta que vai encerrar a cerimónia de encerramento mas afinal o Presidente tambem fez boicota.
No ultimo dia eles pediram nos para dividir em grupos para fazer discussao. Cada grupo escolha o portavóz para apresentar o resultado da discussao.Os grupos criticaram muito as organizacoes divizionistas e disseram que DIT e os outros tem que aceitar lideranca de INL e nao pode promover a ortografia da Sra Australiana Catharina, e nao pode procurar estragar o trabalho do INL, e os grupos disseram que tem que dar prioridade para as duas linguas oficiais e nao e para todas as linguas maternas. Mas depois de tudo estamos assustar quando a Sra Kristy com seu colega mostraram as suas propostas de declaracao final da conferencia, porque eles nao ligam a conclusao do nosso discussao, as propostas deles ja escreveu antes, e nao ha ligacao com o nosso opiniao como participantes timorenses no encontro, so querem criar nova instituicao que dar oportunidade para os malaes DIT e SIL para destruir o trabalho de INL. Nos maioria dissemos que nao aceitamos, entao a sra Kristy quer fazer medo para nos atraves de dizer que o Xanana que quer criar este Conselho Nacional, e tambem quer nos enganar atraves de dizer que sr. Benjamim proprio que pediu ajuda para INL e que este Conselho Nacional para fazer conforme ele pediu. Nos timorenses nao somos estupidos. Depois ela percebeu que as maiorias contra, e eles fazer votacao atraves de levantar braco. Eles disseram que a maioria aprova mas achei que talvez 40% nao aprovou. O comportamento da Sra Kristy fez nos muito tristes, e nos tambem sentimos como ela engana a nos para participar neste processo apesar de nos nao aceitamos mas ela vai dizer para todas as pessoas que todos participantes no encontro querem destruir o INL e destruir as nossas duas linguas oficiais como ela quer.

Mais lidas da semana