terça-feira, 13 de setembro de 2011

Angola: Início do julgamento dos 25 manifestantes detidos à porta do Tribunal de Luanda





LILIANA HENRIQUES - RFI

Começou esta terça-feira à tarde o julgamento das 25 pessoas detidas na semana passada junto ao Tribunal de Luanda aquando do início do processo dos 21 jovens detidos a 3 de Setembro durante uma manifestação contra o regime de José Eduardo dos Santos na capital.

Entre os manifestantes detidos na passada quinta-feira, figura Mfuka Muzemba, secretário da JURA, juventude da UNITA. A sua detenção não passou despercebida designadamente aos olhos de alguns deputados e dirigentes do maior partido de oposição que estavam presentes hoje no recinto do Tribunal de Luanda. Ao referir que o seu partido vai tomar uma posição quanto à detenção do seu militante, Alcides Sakala, porta-voz da UNITA, dá o seu sentimento relativamente a este processo.


 
Alcides Sakala
(01:30)

 


 
De acordo com o segundo comandante da Polícia Nacional, Paulo Almeida, este segundo grupo de manifestantes foi detido por "arremessarem pedras e enfrentarem as autoridades". Todavia, o advogado David Mendes que defendeu os manifestantes do 3 de Setembro, expressa o seu cepticismo quanto às acusações que poderão recair sobre o grupo julgado hoje.


 
David Mendes
(01:30)



 
Ao referir-se ainda à sentença do julgamento dos 21 jovens detidos a 3 de Setembro, David Mendes aponta o que considera serem falhas e confirma que está a preparar-se para apresentar recurso junto da Comissão de Direitos Humanos da União Africana.


David Mendes
(01:02)

 
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana