domingo, 4 de setembro de 2011

"DEMOCRATA" EDUARDO DOS SANTOS, A CARA DA DITADURA ANGOLANA EM DESESPERO




ANA LORO METAN

OS ARRUACEIROS ERAM POLÍCIAS À CÍVIL QUE CAUSARAM O PANDEMÓNIO

Depois dos acontecimentos de ontem e hoje em Luanda os angolanos ficaram com a certeza de que a ditadura de Eduardo dos Santos está para cair proximamente. O que vimos ontem, na manifestação em que um dos maiores corruptos de África se permitiu exercer a repressão animalesca contra angolanos que pacifica e simplesmente o contestavam, veio demonstrar que o ditador e os que no MPLA o apoiam estão em estado de desespero.

Não mais, nem menos, que por essa razão agiram sem o recato de aparentar a sua tolerância como antes souberam fazer. Desta vez usaram de estratagemas sobejamente conhecidos em todas as ditaduras, fazendo circular pelo local, onde os manifestantes se encontravam, polícias à civil que provocaram e geraram o pandemónio que agora alegam ser da responsabilidade dos manifestantes.

Todos vimos que foram os polícias à civil que – fazendo-se passar por angolanos passantes – agrediram e quebraram material dos repórteres que cobriam o acontecimento. Os luandinos sabem, todos sabemos, os que viram e sofreram as ações de repressão ainda o sabem muito melhor. O método é antigo e digno do ditador Pinochet, de outro qualquer ditador, de um José Eduardo dos Santos em desespero ao fim de 32 anos de exercer ditatorialmente o poder, sem vergonha de ao fim de todos estes anos continuar insaciável, querer ainda o exercício de mais poder e decerto de aumento da fortuna que não tinha há 32 anos – possivelmente nem imaginava vir a ter tanto. Como enriqueceu, todos em Angola e pelo mundo sabemos. Ele, os seus familiares e todo o seu exército de corruptos – que os angolanos têm esperança de ver julgados por uma justiça digna de um Estado de Direito.

O regime de Eduardo dos Santos-MPLA está, ele próprio, a cavar a sua sepultura quando mostra a sua intolerância. Agora já não chega mentir sobre raptos e desaparecimentos, sobre detenções ilegais, sobre prisões arbitrárias. Uma vez mais a ditadura de Eduardo dos Santos demonstrou que tudo fará para se manter no poder, até a guerra. Isso é o contrário daquilo que o povo angolano ambiciona. Basta de guerra, de violência, de assassinar angolanos que com toda a legitimidade exigem o fim do regime do ditador. Basta de mentiras porque é tempo de libertar todos os angolanos que a ditadura teima em manter fechados nas suas masmorras.

Talvez seja correto afirmar que finalmente foi quebrado o verniz do regime do ditador dos Santos com esta operação que visava apavorar aqueles que o contestam de mãos nuas, pacificamente, com toda a legitimidade democrática. Eduardo dos Santos, a cara da ditadura angolana, mostrou mais uma vez o seu desespero e irredutibilidade ao mundo. Agora, por esta hora ainda conserva detidos  meia centena de pacificos contestarios ao seu regime, daqueles que foram ontem raptados, espancados e aprisionados ilegalmente. Que os liberte, que os angolanos não se calem.

É tempo de fazer valer paz, justiça, liberdade e verdadeira democracia em Angola!

2 comentários:

Anónimo disse...

Completamente de acordo com a frase: "...é tempo de libertar todos os angolanos que a ditadura teima em manter fechados nas suas masmorras."
Venham de lá esses nomes dos que estão presos e as respectivas causas e partamos para a luta que culmine com a sua libertação.
Só falar por falar, não é solução.

Anónimo disse...

Mas afinal qual é o projecto ideológico e político dos jovens?

Mais lidas da semana