sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FOTOGRAFIAS DE TIMOR-LESTE EXPOSTAS NO CADAVAL





“Expressões Lorosae” é o nome da exposição de fotografias sobre Timor Leste, da autoria de Vítor Cordeiro, que vão estar expostas até 7 de Outubro na Biblioteca Municipal do Cadaval.

A inauguração da exposição terá lugar esta noite, 16 de Setembro, às 21h00, e será antecedida por uma pequena sessão de apresentação e enquadramento sobre o material fotográfico exposto do autor.

A mostra de fotografia resulta de um trabalho que Vítor Cordeiro realizou durante a sua estada em Timor Leste, no final de 1999, onde, a pedido da ONU e representando a EDP, participou no levantamento do sector eléctrico, para a sua reorganização e reconstrução.

As deslocações pelo território permitiram-lhe registar, para além das centrais e redes eléctricas (ou o que delas restava), imagens de diferentes conteúdos, sendo o retrato o que mais o cativou, por expressar momentos de alegria, inocência, dor, marcas do tempo ou esperança.

Todos os registos foram efectuados em película a preto-e-branco e foram ampliados para esta exposição para o formato 30×40cm.

Vítor Cordeiro congratula-se por ter captado momentos únicos da vida dos timorenses e por poder partilhar imagens recolhidas nos locais mais recônditos e de difícil acesso.

Vítor Cordeiro nasceu no Cadaval em 1953 e estudou em Torres Vedras e Lisboa. Desde muito cedo manifestou interesse pela fotografia, mas foi a partir de 1983, altura em que se radica em Macau, que passou a ter uma relação mais íntima com a objectiva.

Entre 1992 e em 1996 participou no curso de fotografia do Instituto Politécnico de Macau.

O seu currículo artístico conta com um segundo prémio obtido, em 1984, em Macau, e menções honrosas obtidas na Ericeira, em 1996, entre diversas outras participações como expositor, em vários locais do país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana