sábado, 3 de setembro de 2011

MANUEL PINTO DA COSTA É EMPOSSADO HOJE NO CARGO DE PRESIDENTE DA REPÚBLICA




EL – MYB - LUSA

São Tomé, 03 set (Lusa) -- Manuel Pinto da Costa é hoje empossado no cargo de Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe, tornando-se o quarto chefe de Estado da história desta ex-colónia portuguesa.

Manuel Pinto da Costa, que completou 74 anos dois dias antes da segunda volta das presidenciais de 07 de agosto passado, é uma das figuras centrais da história recente deste pequeno arquipélago africano.

Primeiro Presidente da República depois de São Tomé e Príncipe ter conquistado a independência de Portugal, Pinto da Costa exerceu o cargo durante os 15 anos do regime monopartidário.

Em 1991, cedeu o poder ao histórico rival Miguel Trovoada -- que enfrentou nas presidenciais cinco anos depois, saindo derrotado.

Manuel Pinto da Costa voltou a candidatar-se à presidência em 2001 -- e foi novamente derrotado, desta vez por Fradique de Menezes, o Presidente cessante.

A cerimónia de posse decorrerá na Assembleia Nacional, e será conferida por Evaristo Carvalho, presidente deste órgão, que foi candidato às últimas eleições presidenciais pelo partido ADI (Acção Democrática Independente, no governo) e que saiu derrotado por Pinto da Costa no dia 07 de agosto.

Para a cerimónia de posse foram convidados todos os Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Comunidade Económica dos Estados da África Central e personalidades como o general António Ramalho Eanes, que representará Portugal na cerimónia, por indicação do Presidente Aníbal Cavaco Silva.

Manuel Pinto da Costa venceu a segunda volta das presidenciais com 52,88 por cento dos votos contra 47,12 por cento do seu adversário Evaristo de Carvalho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana