segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Angola poderá receber escola da organização de cooperativas de língua portuguesa




NME - LUSA
Luanda, 03 out (Lusa) - A Organização Cooperativista dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP) está reunida em assembleia-geral em Luanda, onde será assuntos analisada a criação de uma escola cooperativa, em Angola, para servir este organismo.

A reunião, que conta com a presença de representantes de sete dos oito países de língua portuguesa, à exceção de Cabo-Verde, tem como objetivo a criação de melhores condições para que todos os estados-membros e as suas organizações possam em conjunto encontrar estratégias para a promoção do desenvolvimento cooperativista.

A OCPLP é uma organização, criada em 1997, no Rio de Janeiro, Brasil, que reúne organizações cooperativas de todos os países de Língua Portuguesa, que está atualmente a receber reformas no sentido de se adaptar aos novos tempos.

Neste momento assume a presidência da OCPLP o Brasil, tendo a última reunião ocorrido em 2010, em Porto Alegre, Brasil.

Em declarações à Agência Lusa, o representante de Portugal, o presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, disse que o encontro se reveste de extrema importância, numa altura em que as Nações Unidas declararam 2012 o ano internacional das cooperativas, servindo de preparação aos novos desafios.

"Sabemos como é importante o período que estamos a atravessar, particularmente a crise económica e financeira mundial, e também sabemos e é hoje em dia comummente também aceite de como o cooperativismo e a economia social no seu conjunto podem ter um papel muito relevante nas estratégias de combate a esta crise global", disse Eduardo Graça.

Segundo Eduardo Graça, Portugal pode ajudar no desenvolvimento da OCPLP transmitindo a sua própria experiência e tradição, quer do ponto de vista da organização, quer do ponto de vista legal. "Ou seja, todo um conjunto alargado de projetos que têm vindo a ser desenvolvidos em Portugal, que podem de alguma forma ser assumidos, embora não integralmente, mas adequados à realidade de cada um dos países", frisou.

Eduardo Graça disse que sentiu depois do encontro que manteve com o ministro angolano da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Afonso Pedro Canga, que existe da parte do Governo de Angola "uma verdadeira compreensão da importância do movimento cooperativo em Angola e também nos restantes países de Língua Portuguesa.

O governante angolano na abertura do encontro disse que o o executivo a que pertence "atribui uma atenção especial ao cooperativismo", sendo a área relacionada com a legislação também um dos principais assuntos a abordar na reunião.

De acordo com dados da Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro-Pecuárias de Angola (UNACA), reunidos de junho de 2010 a julho de 2011, o país possui 8302 associações com 736.596 associados e 2043 cooperativas, com 269.257 cooperadores.

A OCPLP, além da criação de uma escola cooperativista a ser sedeada em Angola, tem também projetos na área da comunicação, informação, fundamentalmente o da criação de um portal que permita, sem exigir a presença de todos os representantes das diversas organizações numa sala fisicamente, trabalhar à distância.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana