domingo, 23 de outubro de 2011

+G7 - A VISITA DO PM TIMORENSE AO SUDÃO DO SUL


Comitiva timorense no Sudão do Sul - Fotos de  Atoch Akur Garang

The NewSudan Vision (NSV), newsudanvision.com – 16out2011 - Tradução PG

(Juba ROSS NSV ) - O Primeiro-Ministro de Timor Leste, Xanana Gusmão chegou a Juba hoje em uma visita histórica para o mais novo país do mundo.

"O primeiro-ministro Gusmão vai estender formalmente a solidariedade entre os dois governos e povos de dois dos mais recentes países do mundo neste milénio; Timor-Leste, tendo recuperado a autonomia de governo em 2002 e o Sudão do Sul este ano num referendo em que a maioria esmagadora foi pela independência," uma liberação por timorenses do governo.

O primeiro-ministro, Xanana Gusmão,  juntamente com o Ministro das Finanças, Emília Pires estão liderando uma delegação no Sudão do Sul, dias atrás,  para consolidar relações diplomáticas formais entre as duas nações e para presidir a maior reunião de Estados frágeis na história da + g7.

O primeiro-ministro Gusmão vai estender formalmente a solidariedade entre os dois Governos e povos de dois dos mais recentes países do mundo neste milénio; Timor-Leste tendo recuperado a autonomia de governo em 2002 e o Sul do Sudão este ano, num referendo esmagador pela independência.

Enquanto um país está localizado no Sudeste da Ásia e o outro na África Oriental, Timor-Leste tem muitas semelhanças com o Sul do Sudão. Ambos lutaram pela independência e se engajaram em muitas das lutas pela defesa de suas nacionalidades e ambos os países têm recursos a serem investidos para garantirem um futuro melhor para seu povo.

Reconhecendo semelhanças no processo de desenvolvimento, discutindo desafios e partilha de soluções esse é um dos aspectos mais vitais do + g7, que se reuniu em Juba, promovendo a unidade frágil e conflitos de estados afetados, trabalhando para definir, produzir e defender a vital construção da paz e a construção do Estado com reformas para parar os conflitos, construir nações e acabar com a pobreza.

O + g7 é pensado para ser o processo mais importante político nos tempos modernos identificando carências e implementando princípios necessários para sair da fragilidade. Pela primeira vez, os líderes do G7 + reúnem-se para consolidar a estrutura de governança, de políticas e planos sobre a futura direcção do fórum para influenciar a arquitetura de desenvolvimento e formar uma só voz no palco global.

O + g7 são aqueles estados conhecidos como representante do "bilhão inferior" e mais afectados pelas alterações climáticas, choques financeiros externos, a crise alimentar global e da pobreza. Até 2010, essas nações foram representados formalmente, com poucas oportunidades para promover a reforma ou participar na dinâmica global de interesse para seus países e seus povos. O fórum junta esses países pelo mundo estar mais vulnerável e assim terem uma voz unida contra a maré de doadores, organizações de ajuda internacional, e os países dominantes que marcam a dinâmica global. Assim, cresceu ainda mais o imperativo pela construção da paz e reformar as práticas de ajuda para mudar o paradigma de desenvolvimento e de produzir resultados tangíveis. Pontos a abordar na vanguarda da agenda + g7.

O + g7 desenvolveu em conjunto com parceiros de desenvolvimento de um "New Deal" para a ajuda com base em Peacdebuilding e metas Statebuilding que será confirmado por consenso esta semana em Juba. O "New Deal" foi aprovada ao mais alto nível político por parte dos doadores, organizações de ajuda internacionais e países doadores, através do Diálogo Internacional de Construção da Paz e Statebuilding (ID) ao longo dos últimos dois anos.

O primeiro-ministro Xanana Gusmão foi o advogado de garantia do + g7 desde a concepção à fruição hospedando o g7 + na Secretaria do Governo de Timor-Leste e fazendo da nação timorense um ponto central para atender todos os países frágeis e afectados por conflitos.



Sem comentários:

Mais lidas da semana