quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Indignados nos EUA: Mais de 5 mil nas ruas de Nova Iorque contra a "ganância empresarial"




DESTAK - LUSA

Mais de cinco mil pessoas manifestaram-se na quarta feira nas ruas de Nova Iorque contra a "ganância empresarial", numa manifestação que juntou alguns dos principais sindicatos da região ao movimento "Ocupar Wall Street".

Seguida de muito perto pela polícia, a marcha de protesto percorreu a Broadway junto ao centro financeiro da cidade, trazendo estandartes sindicais, anarquistas ou pacifistas e entoando slogans como "nós somos os 99 por cento" e "ocupar Wall Street, ocupar todos os dias".

O ponto culminante desta marcha, a maior desde o início do movimento "Ocupar", foi o parque Zucotti, onde há quase três semanas se concentram centenas de manifestantes contra o sistema económico e político norte-americano.

À chegada, agentes da polícia disseram à Lusa que cerca de cinco mil pessoas participaram na marcha e os organizadores dos sindicatos referiram que muita gente se foi juntando já quando o grupo marchava, pelo que o número final de participantes será superior.

Elementos do movimento "Ocupar Wall Street" tomaram a palavra no final para anunciar que estavam no parque 20 mil pessoas, entre os que marcharam, os que ficaram e simples curiosos.

Até à chegada ao parque os elementos da organização não tinham registo de qualquer incidente com a polícia ou detenções.

Na última marcha de protesto, no sábado, na ponte de Brooklyn, a polícia deteve perto de 700 manifestantes por invadirem a via pública.

Entre os manifestantes estava a professora Janice Hernandez, que dizia não ter memória de uma manifestação tão grande na cidade.

"As pessoas estão fartas, são mal tratadas. Vamos ter uma revolução", afirmava a professora, claramente emocionada, que marchava juntamente com um grupo de profissionais do ensino sindicalizados.

"O que vocês estão a fazer este país chama um fenómeno. Não é um fenómeno, é democracia", disse Chris Shelton, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Comunicações dos Estados Unidos, na manifestação que se seguiu à marcha.

A direção executiva do sindicato, que representa 700 mil membros, votou há dois dias "apoiar Ocupar Wall Street de todas as maneiras possíveis", adiantou o mesmo responsável.

"Temos de fazer mais do que apenas Ocupar Wall Street. Temos de retomar Wall Street, temos de ocupar as ruas, esta cidade, este Estado, e, ainda mais importante que tudo isso, temos de retomar a nossa democracia".

"Estamos todos aqui hoje por causa de duas palavras: ganância empresarial", sintetizou.
Os representantes do movimento “Ocupar”, quase todos jovens, tomaram a palavra para rejeitar a crítica de que lhes falta apresentar exigências concretas. Mais do que exigências, afirmaram, a ocupação quer dizer que o tempo para "discutir e fazer compromissos" acabou.

Agora é a altura para a "ação", para planear, organizar e "levar esta revolução até ao próximo nível", referiu um dos elementos do movimento à multidão concentrada na baixa de Nova Iorque.

Sem comentários:

Mais lidas da semana