Margarida Peixoto - Económico
Em quatro anos, o número de exportadoras nacionais a vender para o mercado moçambicano cresceu 32%.
Moçambique é a nova aposta das empresas portuguesas. Com um mercado interno em marcha-atrás, os empresários nacionais olham cada vez mais para o exterior e a economia moçambicana não pára de lhes piscar o olho. A Galp foi a última empresa a descobrir um tesouro, mas está longe de ser a única. Em quatro anos, o número de exportadoras nacionais a vender para Moçambique aumentou 32%.
Galp, Pestana, Cimpor, Edifer - estas são só alguns dos milhares de empresas que vendem bens e serviços de Portugal para Moçambique. Os dados mais recentes - que se referem a 2010 - mostram que há 1.520 empresas nacionais a vender para o mercado moçambicano.
Com uma economia a crescer 7,25% este ano e a acelerar para os 8% no médio prazo - de acordo com as estimativas do Fundo Monetário Internacional - Moçambique é um mercado cada vez mais apetitoso para os empresários nacionais. A justificar este crescimento estão "os mega-projectos" previstos para a região, conforme frisa o FMI.
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