FV - LUSA
Bali, Indonésia, 19 nov (Lusa) - A cimeira da Ásia Oriental arrancou hoje na ilha indonésia de Bali com a presença dos líderes dos 18 países centradas na segurança marítima regional e outros assuntos políticos e económicos.
O presidente americano, Barack Obama, participa pela primeira vez no fórum, depois de a cimeira do ano passado ter aprovado a entrada dos Estados Unidos e Rússia.
As reuniões tratarão essencialmente os temas da segurança no Mar do Sul da China, onde o Brunei, China, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietname reclamam a soberania parcial ou total das ilhas Spratly, ricas em petróleo e gás, e a China e Vietname disputam as ilhas Paracel.
Prevê-se que a cimeira aprove uma declaração de princípios para gerir as relações entre os países por meios pacíficos e estáveis e outra sobre a colaboração para promover a cooperação na região.
Além destas serão tratadas questões estratégicas para a região, como a cooperação em energia, finanças, educação e gestão de desastres.
Esta é a 10ª cimeira do fórum da Ásia Oriental, na qual participam a Austrália, China, Coreia do Sul, Índia, Japão, Nova Zelândia, Estados Unidos, Rússia e os 10 países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Sem comentários:
Enviar um comentário