quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Brasil defenderá políticas de incentivo à criação de emprego em detrimento...




... de políticas recessivas

FYRO - LUSA

Rio de Janeiro, 02 nov (Lusa) - A Presidente brasileira vai reforçar na cimeira do G-20 que a solução para a crise não está em políticas recessivas, mas sim na adoção de mecanismos de incentivo à criação de emprego e rendimento, segundo a presidência.

Dilma Rousseff já está em Cannes, França, onde participará entre na quinta e na sexta-feira na reunião das 20 maiores economias do mundo, que procurarão soluções para combater a crise mundial.

De acordo com a presidência, outro ponto a ser destacado por Dilma Rousseff será a necessidade de se colocar um fim à "guerra cambial" praticada por alguns países, bem como às políticas monetárias que estimulam o protecionismo.

Este tem sido o discurso oficial da Presidente brasileira em quase todas as suas intervenções públicas desde o agravamento da crise.

A posição brasileira deverá receber o apoio de outras nações emergentes com a Índia e a África do Sul, conforme a própria Dilma Rousseff indicou após a V Reunião do Fórum IBAS, realizado há duas semanas em Pretória, na África do Sul.

Outra bandeira a ser levantada pelo Brasil, acompanhado das nações emergentes, será a defesa da redução da volatilidade dos fluxos de capital financeiro.

As nações emergentes são as principais afetadas com a "fuga de capitais", que têm abandonado os países desenvolvidos em crise em direção às economias em desenvolvimento, a pressionar a taxa de câmbio destes países.

Como um dos principais produtores e exportadores de produtos agrícolas, o Brasil também apoiará as políticas que defendem a transparência na formação de preços e que favoreçam a especulação nestes mercados.

"Uma importante contribuição da comunidade internacional seria a proibição de subsídios à exportação agrícola", ressalta o texto, que apresenta os pontos gerais a serem defendidos pelo Brasil na Cimeira de Cannes.

Antes de iniciar os trabalhos no G-20, a Presidente brasileira realizará ainda hoje dois encontros bilaterais. Pela manhã, com a primeira-ministra australiana, Júlia Gillard, e o segundo com o Presidente chinês, Hu Jintao.

Sem comentários:

Mais lidas da semana