segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CPLP: MINISTROS DA DEFESA DEBATEM AMEAÇAS INTERDEPENDENTES NO SAL




EXPRESSO DAS ILHAS – INFORPRESS

Os ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) vão analisar a crise económico-financeira mundial e as ameaças interdependentes durante a sua XIII reunião a ter lugar 28 e 29 de Novembro, no Sal.

O Ministério da Defesa de Cabo Verde, em nota de imprensa, confirma que na reunião são estar presentes ministros de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, devendo Timor-Leste estar representado pelo secretário de Estado da Defesa.

No âmbito da preparação desta XIII reunião, realiza-se um encontro preparatório onde os diretores gerais da Política de Defesa Nacional da CPLP vão analisar o tema sobre as novas ameaças interdependentes de modo a avaliar as oportunidades de respostas regionais e globais.

A CPLP, refere a nota, "constitui um excelente instrumento de concertação e cooperação com resultados positivos" também para o sector da defesa, em virtude dos objectivos e muitos os progressos alcançados, pelo que a construção de uma segurança mais colectiva e cooperativa se torna uma prioridade.

A situação política da segurança e defesa de cada país vaio estar sobre a mesa no encontro do Sal, que se realiza no cumprimento de uma orientação de Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que recomendou a adopção do mesmo formato no funcionamento dos respectivos órgãos em todos os oito países lusófonos.

No final da reunião, prevê-se que os governantes aprovem as conclusões do exercício FELINO, realizado em 2010, em Angola, analisem o estado do processo de ratificação do Protocolo de Cooperação na Defesa entre os "oito" e votem a declaração final da XIII reunião dos Chefes de Estado-Maior da CPLP, realizada em Abril deste ano em Maputo, Moçambique.

A reunião dos ministros da Defesa da CPLP foi instituída em 1998 com a finalidade de harmonizar e desenvolver uma cooperação mais forte na área da defesa dos Estados lusófonos.

Com a institucionalização da reunião, com periodicidade anual, a CPLP quer que a Comunidade seja uma parceira e tenha capacidade de contribuir em operações de manutenção de paz e assistência humanitária.

Esta é a terceira vez que Cabo Verde acolhe o evento, devendo assumir a presidência da reunião durante um ano, coordenando todas as acções ligadas à defesa na CPLP e que constarão o plano de actividades do qual vai constar as acções do Centro de Análise Estratégico (CAE), o exercício FELINO, os exercícios militares e os encontros das marinhas de guerra de CPLP.

Sem comentários:

Mais lidas da semana