segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Espanha: PARTIDO POPULAR CONQUISTA MAIORIA ABSOLUTA NO PARLAMENTO ESPANHOL





Conservadores confirmam vitória já esperada, face ao descontentamento dos espanhóis com o atual governo socialista devido ao alto desemprego provocado pela crise econômica que assola a Espanha.

O conservador Partido Popular (PP) venceu as eleições deste domingo (20/11) com maioria absoluta no parlamento, de acordo com uma pesquisa de boca-de-urna feita pela emissora pública RTVE. A pesquisa preliminar mostrou que o PP deve ficar com 181 a 185 dos 350 assentos do Parlamento espanhol, o que corresponde a 43,5% dos votos. Na legislatura passada, o PP detinha apenas 154 assentos.

Os socialistas conseguiram 30% dos votos e de 115 a 119 assentos, de acordo com a pesquisa da RTVE. O resultado representa uma queda expressiva na presença do partido do presidente José Luis Rodríguez Zapatero no Parlamento. Na legislatura anterior, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) detinha 169 assentos.

A participação dos eleitores, segundo informações do Ministério do Interior, chegou a 57%, com um total de 34,2 milhões de votantes. O número corresponde a uma queda de aproximadamente três pontos percentuais em relação às eleições de 2008.

As votação ocorreu sem incidentes. As eleições para renovação da Câmara dos Deputados, com 350 assentos, e do Senado, com 208 lugares, foram adiantadas em quatro meses por Zapatero em consequência da severa crise econômica e financeira que assola o país. Assim como Grécia e Portugal, a Espanha também sofre com o endividamento público e com uma taxa de desemprego de 21.5%.

Adversários políticos

Depois de votar, Zapatero disse que "hoje, mais do que nunca, o futuro está na mão dos cidadãos. O voto é o melhor caminho para enfrentar os problemas de nosso país". O chefe de governo acrescentou ainda que a democracia "é a maior conquista que nós alcançamos como sociedade na Espanha".

Zapatero, que não concorreu à reeleição para mais um mandato de quatro anos, foi recebido entre aplausos, vaias e insultos por uma multidão de pessoas, de diferentes orientações políticas, que se reuniu em frente ao local onde Zapatero iria votar em Madri.

O principal adversário político de Zapatero nos últimos sete anos, o líder conservador Mariano Rajoy, é o grande favorito, segundo todas as sondagens, para vencer as eleições. Ele reconheceu que, caso se torne chefe de governo, não terá descanso para tirar a Espanha da grave crise que atravessa e que motivou o adiantamento das eleições, originalmente programadas para março de 2012.

FF/dw/ap/afp

Sem comentários:

Mais lidas da semana