segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Especialistas discutem políticas entre Estados da CPLP...




... para promoção do português nas diásporas

CLI - LUSA

Cidade da Praia, 28 nov (Lusa) - Especialistas em língua portuguesa estão reunidos na cidade da Praia para discutirem formas de harmonizar as políticas públicas dos países lusófonos tendo em vista a promoção do português nas diásporas.

O debate ocorre no âmbito do Colóquio Internacional sobre a Língua Portuguesa nas Diásporas dos oito Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realiza entre hoje a quarta-feira em Cabo Verde, e que deverá resultar na elaboração da Carta da Praia sobre o português nas comunidades emigradas, a ser apresentada na conferência sobre o futuro do Português em 2012, em Lisboa.

A iniciativa é promovida pelo Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) e reúne cerca de 15 académicos e investigadores de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, bem como representantes das diásporas dos diferentes países.

O presidente do Instituto de Língua Portuguesa (ILP), Gilvan Muller de Oliveira, explicou que a promoção da língua portuguesa no mundo e a melhoria dos serviços prestados às comunidades emigradas depende deste trabalho conjunto que os países desenvolvam nos locais onde tenham comunidades emigradas.

"É a primeira vez que os países de língua portuguesa se reúnem para discutir esta questão de como compartilhar serviços para as suas diásporas, conceções para que as políticas de cada país não sejam isoladas. Também para que possamos nos apoiar mutuamente e para que os sete milhões de falantes tenha melhores serviços, mais capacidade de uso da língua portuguesa e possam usufruir de uma língua de tanta circulação internacional de uma forma mais eficaz", explicou.

A carta da Praia vai, segundo o presidente do ILP, servir de documento preparatório para a segunda conferência sobre o futuro do português, agendada para 2012 em Lisboa.

"A segunda conferência sobre o futuro do português vai gerar um plano de ação de Lisboa 2012-2014, a ser ratificado pelos chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sendo que assim os países estarão comprometidos com a recomendações constantes do documento", explicou.

Gilvan Muller de Oliveira, adiantou que o Colóquio Internacional sobre a Língua Portuguesa nas Diásporas é o segundo dos quatro que o instituto organiza como eventos preparatórios da 1.ª Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial.

Em 2012, acrescentou, estão previstos mais dois, um em Fortaleza (Brasil), subordinado ao tema "O Português na Internet e no Mundo Digital", e outro em Luanda, sobre "O Português nas Organizações Internacionais".

Cada um destes colóquios prepara um documento de recomendações ao IILP e à conferência de Lisboa e conta com convidados especialistas no tema e membros das Comissões Nacionais do IILP que dão as suas sugestões para a elaboração do documento.

Além dos responsáveis do IILP, o colóquio conta com a presença dos ministros cabo-verdianos da Educação, Fernanda Marques, e da Cultura, Mário Lúcio Sousa, bem como com representantes da Organização Internacional das Migrações (OIM).

O colóquio contará também com representantes das diferentes diásporas dos "oito" na República Democrática do Congo, África do Sul, Argentina, São Tomé e Príncipe, Gabão, Macau, China, Timor-Leste, Guiné-Bissau e Estados Unidos (Califórnia).

Sem comentários:

Mais lidas da semana