SAPO
“A queda do camarada Cano simboliza a resistência do povo colombiano”, diz guerrilha em comunicado As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) afirmaram que não irão se desmobilizar, mesmo após a morte de seu líder, Alfonso Cano, anunciada neste sábado.
No comunicado publicado no site de sua agência de notícias Anncol, as Farc afirmaram que "a queda do camarada Cano simboliza a resistência do povo colombiano".
E enfatizaram: "A paz na Colômbia não nascerá de nenhuma desmobilização guerrilheira, mas sim da abolição definitiva das causas que fizeram surgir a revolta."
Analistas ouvidos pela BBC Brasil avaliam que a declaração das Farc deixa claro que a guerra ainda é viável para o grupo e que, para a guerrilha, a desmobilização vai além da "mera" entrega de armas.
"Tanto o governo quanto às Farc têm condições de continuar em guerra. Do contrário já teriam buscado negociar sem combate, com diálogo.
A guerrilha sofreu baixas importantes, mas tem estrutura militar, recursos e estratégias para seguir com mudanças no comando", destaca o professor de ciência política da Universidade Pontifícia Javeriana, Pedro Valenzuela.
- Google, Último Segundo
Sem comentários:
Enviar um comentário