quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Guiné-Bissau: PR garante que tudo fará para concluir mandato de paz e estabilidade




ANGOLA PRESS

Bissau - O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, garantiu hoje (quarta-feira) que tudo fará, na qualidade de primeiro magistrado da Nação, para que o seu mandato prossiga "sob o signo da paz, da estabilidade e da reconciliação dos guineenses".

Malam Bacai Sanhá falava na inauguração da avenida que liga o aeroporto de Bissau ao centro da capital, uma obra já concluída desde Setembro mas que só hoje foi oficialmente inaugurada, sob um intenso calor e com a presença de todos os órgãos dirigentes do país, incluindo os chefes das Forças Armadas.

Uma inauguração, para o Presidente, que constitui mais um "indicador claro para os guineenses do quão é importante, mesmo vital, a estabilidade e a paz". "Para que possamos, com o apoio dos nossos parceiros de desenvolvimento, construir o país", disse.

Com o local da cerimónia colocado mesmo ao lado da estátua de Amílcar Cabral, e no dia em que se comemora também o Dia das Forças Armadas Revolucionárias do Povo, criadas por Amílcar Cabral para lutar contra os colonos portugueses, o Presidente aproveitou para homenagear as Forças Armadas da Guiné-Bissau.

Lembrou-lhes que "depois de cumprida com sucesso a histórica missão de libertar a Guiné-Bissau devem agora contribuir para a manutenção da paz e da estabilidade do país".

O discurso de Malam Bacai Sanhá não foi longo mas serviu ainda para se dirigir aos que combateram pela liberdade, reconhecendo e compreendendo que vivem em dificuldades, e prometeu que, com o Governo, irá procurar "as melhores saídas".

A via hoje inaugurada chama-se precisamente Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria e é a mais movimentada da Guiné-Bissau, única saída e entrada na capital e via de acesso ao aeroporto, mas também ao interior do país.

Foi por isso que não faltou pompa à inauguração, com música e discursos, incluindo o presidente da Câmara de Bissau mas também o presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento, entidade que financiou a maior parte da obra.

Além da reconstrução da via e da colocação de passadeiras aéreas, electricidade e semáforos, o projecto abrangeu também a construção da estrada QG-Antula.

O valor inicial das obras (ultrapassado em cerca de dois mil milhões por necessidade de refazer condutas de água) foi de nove mil milhões de francos CFA (13,7 milhões de euros), quase 80 porcento financiado pelo BOAD.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana