segunda-feira, 7 de novembro de 2011

José Eduardo dos Santos pediu desculpas formais pela expulsão de dois jornalistas...




... moçambicanos de Angola

RTP

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chicoti, apresentou hoje em Maputo ao Presidente moçambicano, Armando Guebuza, desculpas formais do seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, pela expulsão em agosto de dois jornalistas moçambicanos de Angola.

As autoridades migratórias angolanas recusaram a entrada no país dos jornalistas Joana Macie, do Diário Notícias, e Nelo Cossa, do semanário Magazine Independente, por supostas irregularidades nos vistos de entrada, emitidos pela Embaixada angolana em Maputo, recambiando-os para Moçambique.

Os jornalistas queriam entrar em Angola, para participar numa ação de formação organizada pela ONG Gender Link, da África Austral, em parceria com o Centro de Formação de Jornalistas angolano (Cefojor).

O ministro das Relações Exteriores de Angola foi hoje recebido em audiência pelo chefe de Estado moçambicano e entregou uma carta de José Eduardo dos Santos, em que apresenta uma explicação sobre as circunstâncias em que os dois jornalistas foram repatriados de Angola.

"Foi um incidente infeliz que não pode assombrar as nossas relações com Moçambique. Portanto, a mensagem reitera as boas relações de cooperação existentes entre os dois países, que é preciso preservar. Lamentamos o facto e a forma como estes jornalistas foram tratados", disse Georges Chicoti à imprensa, no final do encontro com Armando Guebuza.

"Nós como políticos temos que trabalhar para manter as boas relações de cooperação entre os dois países. Queremos que haja uma melhor preparação dos oficiais de migração, porque quando se trabalha num ambiente de segurança redobrada tem que haver sempre a necessária coordenação", acrescentou o ministro angolano das Relações Exteriores.

Georges Chicoti afirmou que o incidente deu-se numa altura em que as autoridades angolanas tinham redobrado as medidas de segurança por causa da cimeira em Luanda dos Chefes de Estado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Sem comentários:

Mais lidas da semana