terça-feira, 22 de novembro de 2011

Timor-Leste mantém posição sobre Sunrise, mas disposto a falar com petrolífera



MSE - LUSA

Díli, 22 nov (Lusa) - O secretário de Estados dos Recursos Naturais timorense, Alfredo Pires, disse hoje à agência Lusa que o país está disposto a continuar a falar com a petrolífera australiana Woodside, mas que a posição de Timor-Leste "continua a mesma".

"O que tem aparecido nos jornais na Austrália, que a Woodside está pronta para considerar a opção de Timor-Leste, para nós é um bom sinal, mas nossa posição mantém-se ", afirmou o secretário de Estado timorense.

A exploração do Greater Sunrise, campo de gás, criou um impasse nas relações entre a petrolífera australiana Woodside e as autoridades de Timor-Leste.

Enquanto a empresa australiana defende a exploração numa plataforma flutuante, Timor-Leste insiste em ter uma fábrica de processamento de gás natural na costa sul do país, com o objetivo de criar postos de trabalho e desenvolver aquela região.

"Timor-Leste está pronto para falar, mas a nossa posição continua na mesma não há outra opção. Não vamos abrir champanhe até o documento estar assinado nos termos que nós queremos", salientou Alfredo Pires.

Segundo o secretário de Estado timorense, o novo administrador da Woodside, Peter Coleman, é um "homem com mais flexibilidade" e "disposto a ter mais diálogo".

"Continuamos a falar, está uma delegação australiana aqui. Há conversas entre governos e entre governo e companhia", disse, acrescentando que Peter Coleman poderá regressar em breve a Timor-Leste.

"Estamos a ver se em breve o presidente da Woodside dá uma saltada a Timor-Leste para trocar impressões, porque no passado houve coisas muito amargas com o anterior presidente da empresa", concluiu.

Em comunicado divulgado, citado pela Bloomberg, a Woodside refere que a petrolífera australiana, os seus parceiros e os governos da Austrália e de Timor-Leste estão "alinhados no desejo" de ver desenvolvido o projeto de gás natural Sunrise.

1 comentário:

Anónimo disse...

Avise a empresa petrolífera australiana que a Petrobras, brasileira, está a disposição do governo timorense se assim quiser.

Mais lidas da semana