terça-feira, 22 de novembro de 2011

DÍLI NÃO VÊ PROBLEMAS NO REFORÇO MILITAR DOS EUA NA AUSTRÁLIA - governo




MSE – SCA - LUSA

Díli, 22 nov (Lusa) - O secretário de Estado da Defesa timorense, Júlio Tomás Pinto, disse hoje que Timor-Leste "não tem problemas" com o reforço da presença militar norte-americana em Darwin, na Austrália.

"Timor-Leste tem boas relações de cooperação com a Austrália e os Estados Unidos. Não temos problemas. Se eles querem estabelecer uma base em Darwin é do seu interesse bilateral", afirmou Júlio Tomás Pinto.

O secretário de Estado da Defesa timorense salientou também que no setor da Defesa Timor-Leste e os Estados Unidos realizam exercícios conjuntos anualmente.

"Faz parte da sua cooperação e nós não temos problemas com isso", salientou.

A semana passada durante uma visita oficial a Austrália, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou o aumento da presença militar no norte do território australiano.

O acordo prevê que em meados de 2012, entre 200 e 500 marinheiros dos Estados Unidos fiquem destacados no norte da Austrália em missões de seis meses.

Além dos soldados, os Estados Unidos também vão enviar mais aviões para as bases do no norte da Austrália e aumentar as manobras conjuntas.

Esta iniciativa faz parte da estratégia da Casa Branca para a região que, ao mesmo tempo que tenta colaborar com Pequim, tenta contrariar a crescente pujança da China por vias comerciais, diplomáticas e militares.

Washington vê com preocupação a crescente tensão no mar do Sul da China, uma área que considera estratégica para os seus interesses porque pelas rotas deste passam cerca de 1,2 mil milhões de dólares por ano de mercadorias procedentes de ou com destino aos Estados Unidos.

Pequim tem vindo a mostrar-se gradualmente mais agressiva nas reclamações territoriais na zona, onde também disputam a soberania o Brunei, a Malásia, as Filipinas, a Índia e Taiwan.


Sem comentários:

Mais lidas da semana