sábado, 5 de novembro de 2011

Na Grande Lisboa: TRANSPORTES PÚBLICOS PARAM NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA




Marisa Soares – Público - ontem

Os sindicatos que representam os trabalhadores das empresas de transporte público da área da Grande Lisboa marcaram para a próxima terça-feira uma greve parcial.

No caso do Metropolitano de Lisboa, a paralisação está marcada para o período entre as 6h e as 10h, prevendo-se a normalização a partir das 10h30. Segundo uma nota do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STTRUP), não haverá serviços mínimos.

Os autocarros da Carris não vão circular entre as 10h e as 16h. “Podendo ocorrer alguma perturbação no serviço regular de transportes, a Carris fará todos os esforços com vista a minorar os inconvenientes para os seus clientes”, lê-se numa nota publicada no site da empresa.

A CP informa que a circulação dos comboios também poderá sofrer perturbações, "nomeadamente atrasos e supressões", entre a próxima segunda-feira e o sábado, com "especial ênfase" na terça e na sexta-feira, dia 11. Em comunicado, a transportadora adianta que "não serão disponibilizados transportes alternativos".

Também as ligações fluviais entre Lisboa e a Margem Sul vão estar condicionadas pela greve. A empresa informa em comunicado que prevê a paralisação de várias carreiras durante a tarde de terça-feira.

Na ligação de Cacilhas ao Cais do Sodré, o transporte será interrompido entre as 13h40 e as 17h45, e no sentido inverso não haverá ligações entre as 14h e as 18h. Entre o Seixal e o Cais do Sodré, os barcos param das 13h45 às 17h50 e no sentido contrário entre as 13h25 e as 17h55. A ligação do Montijo ao Cais do Sodré vai estar interrompida entre as 14h30 e as 18h e no sentido inverso entre as 13h e as 18h.

Os barcos que vão da Trafaria a Belém param entre as 13h30 e as 18h30 e no sentido oposto entre as 14h e as 18h, sendo que a carreira das 14h fica em Porto Brandão e não segue para a Trafaria. A ligação ao Barreiro estará interrompida entre as 13h25 e as 17h55 e, no sentido Terreiro do Paço- Barreiro, não saem barcos entre as 13h50 e as 18h20.

“Caso se verifique a paralisação das carreiras, o terminal do Terreiro do Paço poderá ser encerrado no período em causa, por questões de segurança”, diz a Transtejo em comunicado.

De acordo com uma nota do STTRUP, a paralisação é um protesto contra a “destruição da contratação colectiva”, contra a “tentativa de aumento dos horários de trabalho” e a “retirada dos direitos dos trabalhadores”, entre outros motivos.

*Notícia actualizada às 16h23: acrescenta informação sobre a greve dos trabalhadores da CP

Sem comentários:

Mais lidas da semana