domingo, 20 de novembro de 2011

OCDE PEDE A ESPANHA MAIS COMPETITIVIDADE EM VEZ DE AJUSTES FISCAIS




Espanha deve apostar em reformas orientadas para melhorar a competitividade e aumentar a produtividade da sua economia em vez de aprovar novos ajustes fiscais ou medidas a curto prazo, defende a OCDE.

Em entrevista ao jornal ABC, publicada hoje, o secretário-geral da OCDE, Ángel Gurría, considera que Espanha "tem que solucionar o tema do desemprego jovem, da flexibilidade dos mercados de trabalho e de produto e a estrutura do sistema impositivo".

Paralelamente, afirmou, deve apostar em "políticas de educação e de inovação", admitindo que não são medidas "que deem resultado no dia seguinte".

Gurría considera que Espanha já tomou medidas de ajuste "muito importantes" que "estão a ser reconhecidas pelos mercados" mas precisa consolidar as medidas estruturais em curso.

Sobre a crise da dívida europeia, Gurría insistiu na necessidade de aplicar as medidas aprovadas nas cimeiras do G20 e nas várias cimeiras europeias.

Medidas recordou que as medidas incluem "isolar o tema da Grécia, com um desconto muito importante sobre a dívida", "separar o risco da dívida do capital dos bancos" e responder à crise das dívidas soberanas "com linhas de defesa suficientemente poderosas para tranquilizar os mercados".

*Foto em Lusa



Sem comentários:

Mais lidas da semana