quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Timor-Leste: Ministério das Finanças apresenta resultados dos Censos na sexta-feira




MSE - LUSA

Díli, 31 out (Lusa) - O Ministério das Finanças de Timor-Leste vai apresentar oficialmente na sexta-feira os Censos "Fo Fila Fali" com a presença do chefe de Estado e do primeiro-ministro timorenses, José Ramos-Horta e Xanana Gusmão, respetivamente.

A apresentação vai ser feita em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e com o Fundo da ONU para a Infância (UNICEF), no Centro de Convenções de Díli.

Segundo um comunicado divulgado no sítio do Governo timorense na Internet, os Censos "Fo Fila Fali" (voltar a entregar) são um "projeto único e ambicioso que partilham os resultados-chave dos Censos 2010 e dizem respeito a cada um dos sucos" (conjunto de aldeias reunidas sob a autoridade de um chefe) do país.

"O objetivo do projeto é inspirar e ajudar os líderes das comunidades a envolverem-se e liderarem o processo de desenvolvimento das suas aldeias", refere o documento.

No lançamento dos Censos "Fo Fila Fali" vão participar também a ministra das Finanças, Emília Pires, representantes do FNUAP e da UNICEF, bem como outros líderes nacionais.

Os principais resultados dos Censos 2010 foram divulgados em julho e indicaram um aumento populacional e do desemprego, bem como de uma rápida migração para a capital.

Os Censos 2010 revelaram igualmente que os timorenses têm mais acesso à eletricidade, televisão e telemóvel e que o analfabetismo diminuiu.

Segundo o documento, a população de Timor-Leste aumentou 15 por cento em relação a 2004 (data do último censo feito no país), sendo atualmente de 1.066.582 habitantes.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros Alexandre Gusmão e Horta,

Os recursos naturais de Timor Leste não têm capacidade para aguentar um aumento da população tão grande, está na altura de a igreja se deixar de patetices e permitir o planeamento familiar. o Timorense tem que passar a usar camisinha e as senhoras têm que passar a usar contraceptivos.
Está na altura de reparar as estradas de modo a criar oportunidades nos distritos, Dili não tem capacidade para aguentar esta deslocação da população.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Porque que a Lucrecia nao vem ca governar Timor ja que ela pensa que sabe tudo e tem resposta para tudo.

Portuguesa moe laiha!

Anónimo disse...

Lucresia no nia maluk Portugal sira maka matenek duni, halo nusa sira nia rai agora aat liu?

Anónimo disse...

Oh Maun,

Já experimentas-tes pôr uma camisinha sem mangas no nariz, fazia-te falta para ver se fazias menos filhos.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Mais lidas da semana