domingo, 20 de novembro de 2011

Woodside diz que todos "estão alinhados" para ver desenvolvido projeto de gás do Sunrise



MSE - LUSA

Díli, 20 nov (Lusa) - A petrolífera australiana Woodside, os seus parceiros e os governos da Austrália e de Timor estão "alinhados no desejo" de ver desenvolvido o projeto de gás natural Sunrise, disse a empresa em comunicado, citado sábado pela Bloomberg.

A Woodside, liderada por Peter Coleman, está ansioso pela continuação do diálogo com Timor-Leste para tentar resolver a disputa que travou o projeto de exploração de gás natural no Mar de Timor, refere o documento.

"A Woodside acredita que não está fora de alcance o alcance de uma solução para o atual impasse", sublinha a empresa.

A exploração do Greater Sunrise, campo de gás, criou um impasse nas relações entre a petrolífera australiana Woodside e as autoridades de Timor-Leste.

Enquanto a empresa australiana defende a exploração numa plataforma flutuante, Timor-Leste insiste em ter uma fábrica de processamento de gás natural na costa sul do país, com o objetivo de criar postos de trabalho e desenvolver aquela região.

"Não estamos a perceber a dificuldade em trabalhar este processo, mas acreditamos que com o apoio dos líderes dos dois governos e da 'joint venture' é possível", acrescenta o comunicado.

Peter Coleman visitou Timor-Leste em agosto para se reunir com o governo de Díli, mas o encontro foi inconclusivo.

Em outubro, a empresa reiniciou o diálogo com Díli.

Na mesma altura, o secretário de Estado dos Recursos Naturais do país, Alfredo Pires, admitiu que as autoridades timorenses estão preparadas para qualquer intervenção que assegure a construção de um gasoduto do Greater Sunrise para o sul do país e que as autoridades timorenses continuam a defender a mesma posição.

Sem comentários:

Mais lidas da semana