sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Criado 'think-tank' empresarial para reforçar triângulo estratégico com Brasil e Portugal



EL - LUSA

Luanda, 01 dez (Lusa) - O primeiro 'think-tank' empresarial angolano foi hoje criado em Luanda, numa iniciativa do LIDE Brasil e LIDE Portugal, com o objetivo de reforçar o triângulo estratégico entre Brasília, Lisboa e Luanda, disse à Lusa fonte da organização.

"Acreditamos que, porventura, isto vem preencher uma necessidade, em função da história recente de Angola como potência geoestratégica em relação a África, que poderá ter toda a importância de ser o primeiro país africano a receber o LIDE", destacou Luís Miguel Henrique, presidente executivo do LIDE Portugal - Grupo de Líderes Empresariais.

A organização, uma rede de 'lobby' e 'networking' criada em 2004 no Brasil, onde integra 47 por cento do total do Produto Interno Bruto brasileiro, foi lançada em Portugal em julho passado e agora foi apresentada em Angola.

"Existem outros cenários de expansão para a África do Sul e Moçambique, mas o facto de Angola poder ser o primeiro acaba por ser o reconhecimento internacional cada vez mais do posicionamento e liderança que Angola tem na África Central e Austral", acrescentou Miguel Henrique.

O LIDE representa mais uma "ferramenta networking" para os líderes empresariais angolanos perceberem a crescente necessidade de "se saberem posicionar e aproveitar as oportunidades que surjam", destacou.

Para Nasser Sattar, membro do Comité de Gestão do LIDE Portugal e do agora criado LIDE Angola, a importância deste tipo de organizações deve-se ao facto de "ser o mundo empresarial que cria o desenvolvimento e o crescimento".

"Os governos servem para facilitar e poderem criar as relações bilaterais, ou multilaterais, com outros países", adiantou.

Nasser Sattar destacou ainda o facto de Angola precisar atualmente de criar estruturas empresariais na área de comércio e serviços e na industrialização, "para poder alimentar a produção local e diminuir as importações".

O ministro da Economia de Angola, Abraão Gourgel, presidiu ao encerramento do encontro de empresários.

Sem comentários:

Mais lidas da semana