quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

São Tomé e Príncipe prevê crescimento económico de 5,5 por cento em 2012



ÁFRICA 21, com Panapress

O início da exploração de petróleo, dentro de dois a três anos, na zona conjunta com a Nigéria, e o arranque do projeto de modernização do aeroporto terão efeitos multiplicadores no crescimento.

São Tomé - A governadora do Banco de São Tomé e Príncipe, Maria do Carmo Silveira, anunciou segunda-feira (19) em conferência de imprensa que o arquipélago perspetiva registar um crescimento económico de 5,5 porcento em 2012.

Segundo Maria do Carmo Silveira, o início da exploração de petróleo, dentro de dois a três anos, na zona conjunta com a Nigéria, e o arranque efetivo do projeto de modernização do aeroporto terão efeitos multiplicadores no crescimento económico.

Sublinhou, por outro lado, que a taxa de inflação acumulada poderá situar-se próximo de 11 porcento no final do ano, afirmando, no entanto, que o Banco Central propôs-se a reduzir este indicador em 2012 na ordem de 6 porcento.

Maria do Carmo Silveira indicou que o ajuste do preço dos combustíveis em março passado contribuiu para o aumento da inflação.

Assegurou que o crédito à economia cresceu de forma moderada, 11 porcento, representando atualmente 43 porcento do Produto Interno Bruto (PIB).

A governadora do Banco de São Tomé e Príncipe anunciou que as perspetivas económicas mundiais para 2012 não são animadoras "devido à diminuição da procura global e por conseguinte a desaceleração do crescimento”.

Sem comentários:

Mais lidas da semana