segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Angola: BARCO COM IMIGRANTES ILEGAIS NAUFRAGOU NO RIO DANDE



Diário de Notícias – Lusa, com foto

Uma embarcação com dezenas de imigrantes ilegais naufragou na barra do rio Dande, norte de Luanda, e as autoridades angolanas lançaram uma operação de busca e salvamento, noticia hoje o Jornal de Angola.

O naufrágio ocorreu quarta-feira e a bordo da embarcação, com capacidade para 10 pessoas e registada na vizinha República Democrática do Congo, seguiam 51 emigrantes ilegais, além da tripulação.

Segundo o Jornal de Angola, a embarcação preparava-se para fazer o transbordo para outra, que levaria os imigrantes ilegais para terra, de onde seguiriam para Luanda, com o auxílio de intermediários angolanos.

A Polícia Nacional deteve 16 dos ilegais que seguiam a bordo, dos quais 13 da República da Guiné, um líbio, um senegalês e um da República Democrática do Congo.

Dos 35 emigrantes ilegais desaparecidos apenas foi recuperado um cadáver.

Segundo a Polícia, citada pelo Jornal de Angola, a rede de transporte de emigrantes ilegais utiliza as rotas de Ponta Negra (República do Congo), Muanda (República Democrática do Congo) e barra do Dande.

Pela sua extensão e vulnerabilidade, a fronteira com os dois Congos tem sido a mais utilizada.

Esta operação sucede à registada há duas semanas, também na barra do Dande, quando a polícia deteve 42 cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades a bordo de uma canoa.

Sem comentários:

Mais lidas da semana