terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cabo Verde quer consenso para presidência da Comissão da União Africana



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 24 jan (Lusa) - Cabo Verde quer evitar disputas que possam dividir os estados em África, razão pela qual defende que haja um consenso antes das eleições para a presidência da Comissão da União Africana (CUA), disse hoje o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Segundo José Maria Neves, que respondia a uma questão da Agência Lusa, essa é a razão por que Cabo Verde ainda não decidiu em quem votará na eleição, que decorrerá durante a cimeira da União Africana (UA), marcada para 29 e 30 deste mês em Adis Abeba.

À votação apresentam-se o gabonês Jean Ping, que concorre à sua própria sucessão, e a ministra do Interior da África do Sul, Nkozasana Dlamini Zuma. Os estados-membros da UA vão também eleger o vice-presidente da CUA, os comissários e os dez membros do Conselho de Paz e Segurança.

"A perspetiva de Cabo Verde é a de que devemos trabalhar para haver um consenso para a eleição do presidente da CUA, evitando assim disputas que poderão dividir os estados africanos", afirmou hoje o chefe do executivo cabo-verdiano.

José Maria Neves indicou que o ministro das Relações Exteriores cabo-verdiano, Jorge Borges, já está em Adis Abeba, onde decorrem negociações nesse sentido, e disse que todo o trabalho que está a ser desenvolvido é feito em concertação com o presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que segue na quinta-feira para a capital etíope.

"Cabo Verde está a afinar a sua posição e em Adis Abeba, no quadro das eleições que vão ser realizadas, o Governo, em concertação com o Presidente, tomará uma decisão sobre o novo presidente das Comissão da União Africana", referiu.

A questão, insistiu o primeiro-ministro cabo-verdiano, tem sido discutida há vários meses com Jorge Carlos Fonseca, devendo ser tomada uma posição conjunta antes da cimeira.

José Maria Neves, que delegou em Jorge Borges a participação de Cabo Verde, cuja delegação é chefiada por Jorge Carlos Fonseca, nada mais adiantou sobre o que o arquipélago irá apresentar na 18.ª Sessão Ordinária da Conferência da União Africana.

Sem comentários:

Mais lidas da semana