sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Debate Parlamentar - Passos: “O GOVERNO NÃO VAI PEDIR MAIS TEMPO”



Diário de Notícias

O primeiro-ministro rejeitou hoje a possibilidade de negociar com a troika um alargamento dos prazos de redução do défice inscritos do programa de ajustamento em resposta a um apelo do líder da oposição.

"O Governo não vai pedir mais tempo. Vai cumprir aquilo que o Governo socialista negociou. Quantas vezes, nesta casa, me perguntar se vamos cumprir o acordo, eu retribuirei dizendo que iremos cumprir."

António José Seguro defendeu que Portugal precisa de "mais um ano" para fazer a consolidação das contas públicas. O líder socialista disse que as condições em que foi negociado o memorando se alteraram apontando para o "desvio" nas contas de Portugal e a revisão em baixa do crescimento na Europa que afecta as exportações.

"Na reunião que tive com a troika eu disse isso mesmo. É relevante que o País possa ter uma estratégia de consolidação das contas de acordo com realidade e não com um cenário que se alterou," afirmou.

Passos criticou Seguro por vir pedir uma reavaliação da situação "à primeira dificuldade" e deixou claro que não vai "transmitir um sinal de facilidade".

"Se cada vez que as circunstâncias piorarem viermos para a praça pública pedir a reavaliação, conseguiremos o oposto do que quer: falta de credibilidade."

"Numa altura em que a Grécia não consegue cumprir e que nós estamos a cumprir, o senhor deputado quer que o sinal enviado à Europa seja nós queremos negociar o nosso memorando em vez de o cumprir."

Mais Portugal:

Sem comentários:

Mais lidas da semana