terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Guiné-Bissau/eleições: PM diz ser o "candidato natural" do PAIGC às presidenciais



Angola Press

Bissau - O Primeiro -ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, afirmou hoje (terça-feira) que é o "candidato natural" do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) às eleições presidenciais de 18 de março.

"Como presidente do PAIGC, sou candidato natural do partido caso a direcção do partido entenda que eu deva apresentar a minha candidatura", disse Carlos Gomes Júnior, em declarações aos jornalistas à margem do lançamento da primeira pedra para a construção de um bairro social em Bissau.

O Primeiro - ministro guineense sublinhou que aguarda pela decisão dos órgãos dirigentes do PAIGC (no poder), mas desde já predispôs-se para se apresentar à corrida eleitoral do dia 18 de Março.

"Eu sou o candidato natural, como vocês sabem, mas somos um partido democrático, vamos falar", explicou, anunciando que até quinta-feira a decisão será tomada.

"Vamos começar os trabalhos hoje (terça-feira), da comissão permanente, amanhã teremos a reunião do “bureau'”político e na quinta-feira o Comité Central decidirá", disse Carlos Gomes Júnior.

Questionado sobre se já há dinheiro, os cerca de 3,5 milhões de euros que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) diz precisar para realizar eleições presidenciais antecipadas, o Primeiro-ministro afirmou que o Governo está a trabalhar nesse sentido.

“Estamos a ter reuniões com os nossos parceiros para criar as condições mínimas para que possamos respeitar a Constituição", frisou Gomes Júnior.

Carlos Gomes Júnior é o primeiro dirigente político guineense a anunciar publicamente que se vai candidatar às presidenciais, antecipadas devido a morte do Presidente Malam Bacai Sanhá no passado dia 09, vítima de doença.

Sem comentários:

Mais lidas da semana