segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Projecto Pro PALOP l TL realizou mais duas formações na área eleitoral...



...na preparação das eleições gerais de 2012

Sapo TL, com foto

De 23 a 27 de Janeiro os coordenadores distritais do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral ( STAE) e procuradores distritais timorenses fizeram parte de uma formação intitulada de "Introdução à Administração Eleitoral". No último dia, foram entregues os certificados, na sede do STAE, em Díli.

Inserido no projecto internacional Pro-PALOP I TL, este seminário tem como objectivo capacitar os orgãoes de gestão eleitoral, assim como dar apoio às necessidades dos países durante a fase eleitoral, em que a troca de experiências é a tónica dominante.

Neste âmbito, o Projecto Pro PALOP l TL realizou igualmente, entre os dias 16 e 18 de Janeiro, uma formação em Resolução de Disputas Eleitorais com a metodologia BRIDGE.

O que é o Pro-PALOP I TL?

O Pro-PALOP I TL é o primeiro projecto internacional financiado pela União Europeia (6,1 milhões de euros) e implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objectivo passa por desenvolver e capacitar os órgãos de gestão eleitoral, membros do parlamento eleitos e a comunicação social em países como Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e onde se inclui Timor-Leste.

Building Resources in Democracy, Governance and Elections

O BRIDGE, em português curso de desenvolvimento profissional em administração eleitoral, é um programa que visa aperfeiçoar as capacidades, o conhecimento e a mestria profissional dos nossos actores eleitorais. Esta organização representa uma iniciativa única, onde cinco organizações líderes no campo da democracia e da governação, se juntam para, entre outros, melhorar as competências e confiança das partes interessadas no processo eleitoral.

As cinco organizações líderes são a Australian Electoral Commission (AEC), a International IDEA, a International Foundation of Electoral Systems (IFES), a United Nations Development Program (UNDP) e a United Nations Electoral Assistance Division (UNEAD).

Em Timor-Leste o seminário “Resolução das disputas eleitorais através do método BRIDGE” esteve a cargo dos Facilitadores BRIDGE e membros do projecto Pro PALOP l TL, Claúdio Albanisi Langa (STAE Moçambique), Raphael Poye (Pro PALOPTIL) e José Malam Djassi (PNUD/Pro-PALOP/TI Gunie Bissau).

A cerimónia de encerramento contou com a presença da representante União Europeia em Timor-Leste, Ruth Jorge, a Diretora Nacional do Programa do Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), Mikiko Tanaka, o Diretor-Geral do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Tómas Cabral e a equipa de assitência técnica eleiotral das Nações Unidas (UNEST), Andres de Castillo, Vera Monteiro e Dan Radulescu.

SAPO TL com STAE


Sem comentários:

Mais lidas da semana