terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Timor-Leste: Componente Naval das F-FDTL comemora o seu décimo aniversário



Governo deTimor-Leste

As FALINTIL–Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL), mais propriamente a componente Naval, celebrou, dia 12 de Janeiro, o seu décimo aniversário na sua base de Hera.

O Major-General das F-FDTL, Lere Anan Timur, no seu discurso, mencionou os diversos desafios enfrentados, durante doze anos, tanto no que respeita aos recursos humanos, como às infra-estruturas e a outras questões, nomeadamente na área jurídica. Referiu que o Governo procurou sempre responder às exigências emergentes e que até ao momento se continua a optar pelo Direito Internacional uma vez que ainda não existe uma lei que regule a autoridade marítima e o direito de perseguição aos navios que violam a costa de Timor-Leste.

Apelou aos que ingressaram nesta componente entre 2009 e 2010 “para se comportarem como as folhas e as flores de uma árvore, que deixam o seu aroma e podem sombrear e proteger o Povo e a Nação, pois se as flores murcharem e as folhas caírem, o povo e o país sentir-se-ão desprotegidos. Por isso, peço-vos a todos para acatarem as regras segundo a responsabilidade atribuída pelo Povo a esta Instituição e a cada um de nós”.

O Primeiro-Ministro e também Ministro da Defesa e Segurança, Kay Rala Xanana Gusmão, fez um balanço sobre os dez anos de independência, onde referiu a contínua conjugação de esforços na capacitação das instituições do Estado, nas quais estão incluídas a Defesa e a Segurança. Reiterou, ainda, que o Governo pretende manter a sua atenção em prol das duas instituições que trabalham para garantir a soberania do país e a confiança do Povo, para que se possa viver em paz e harmonia e relembrou que reflectir sobre o passado é uma aprendizagem para corrigir os erros e não os repetir no futuro, nomeadamente nas F-FDTL e na PNTL.

O evento contou com a presença do Chefe do Governo e Ministro da Defesa e Segurança, Kay Rala Xanana Gusmão; do Presidente do Parlamento Nacional, Fernando Lasama de Araújo; do Secretário da Defesa, Júlio Tomás Pinto; do Chefe do Estado-Maior, General Lere Anan Timur; do Vice-Chefe do Estado-Maior, Brigadeiro-General Filomeno Paixão, do Embaixador do Sul Coreano, Seo Kyoung-Suk, do Embaixador dos E.U.A., Yudith Vergine e dos oficiais, sargentos e soldados das F-FDTL.

Sem comentários:

Mais lidas da semana