segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Timor-Leste: Membro da Sociedade Civil revoltada com política da língua materna




Incidente durante uma acção de formação

Díli – Um membro da Sociedade Civil rasgou um documento sobre a política de educação da língua materna e atirou-o à embaixadora da UNESCO em Timor-Leste, Kirsty Sword Gusmao, e à secretária de Estado para a Igualdade, Idelta Rotrigues, durante uma acção de formação em Díli, esta sexta-feira, 27 de Janeiro.

Laura Pina, membro da Rede de Mulheres Feto, disse que reagiu desta forma porque discorda com o plano de implementação da língua materna, da UNESCO, que será levado a cabo em três distritos, durante o ano de 2012.

O incidente aconteceu durate uma acção de formação organizada pela «REPETE 13», rede de promoção e organização multilinguística, que teve lugar no campus da Universidade Nacional de Timor Lorosae.

Laura Pina disse que a política da língua materna, avançada pelo Governo e pela UNESCO, irá criar uma discriminação cultural e destruir o nacioalismo timorense.

«O Governo e a UNESCO não irão conseguir avançar com este plano porque vamos sempre opor-nos a ele», referiu a integrante da Sociedade Civil.

Alguns dos seus colegas, incluindo os professores Francisco da Costa e Agostinho Soares, apoiaram o seu protesto.

«Este país será sempre abalado. Nós respeitamos o Primeiro-ministro Xanana Gusmão mas não respeitamos os traidores da cultura timorense», referiu Laura Pina.

Sobre o incidente, Sword Gusmão disse lamentar mas não ter responsabilidade.

A implementação da política de língua materna foi baseada nos relatórios do Governo de Timor-Leste e de outros países, acerca dos benefícios de utilização das línguas maternas nas escolas.

A mulher do Primeiro-ministro é de opinião que a introdução desta política trará benefícios aos estudantes timorenses. A acção será implementada e poderá ser suspensa, caso o resultado se verifique negativo, referiu Sword Gusmão.

«Se a política destruír a unidade nacional não terá continuidade», garantiu a mulher do Chefe do Governo.

Idelta Rotrigues confessou lamentar o incidente, disse que as pessoas que criaram conflitos durante a formação deram um mau exemplo e que espera que tais atitudes não tornem a acontecer.

(c) PNN Portuguese News Network


1 comentário:

Anónimo disse...

Programa da língua materna, de quem? lol

Mais lidas da semana