terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Xanana Gusmão visita empresa do Qatar para debater investimentos na área do imobiliário



SBR (HB/MSE) - Lusa

Lisboa, 24 jan (Lusa) -- O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, visitou o grupo Barwa, no Qatar, para debater investimentos no setor imobiliário, noticiou hoje o jornal Gulf Times.

Xanana Gusmão, que se deslocou ao Qatar em visita oficial de vários dias, foi recebido pelo presidente do grupo Barwa, Hitmi Ali Khalifa al-Hitmi, que lhe relatou os sucessos da empresa de imobiliário e investimentos (financeiros e em serviços e infraestruturas) e se disponibilizou para reforçar a cooperação com as autoridades timorenses, segundo o mesmo jornal.

O primeiro-ministro timorense realçou, durante a visita, que o grupo Barwa -- que, desde a sua criação, em 2005, já abriu 21 filiais - é um modelo de sucesso.

Na segunda-feira, Xanana Gusmão encontrou-se com uma delegação da Câmara de Comércio e Indústria do Qatar, tendo debatido formas de aumentar a cooperação económica e os investimentos entre os empresários de Timor e Qatar, e de criar parcerias nas áreas de infraestruturas, agricultura e turismo.

Segundo o Gulf Times, o chefe de Governo timorense encontrou-se ainda com o ministro da Energia do Qatar, Muhammad Saleh al-Sada, e o chefe do protocolo do primeiro-ministro, Ahmed Jassim al-Mulla.

Xanana Gusmão deixou o Qatar na segunda-feira à noite, em direção a Düsseldorf, na Alemanha - para contactos económicos e comerciais, não estando previstos encontros com autoridades germânicas -, de onde prosseguirá para a Indonésia, em visita de trabalho. O regresso a Timor-Leste está previsto para 30 de janeiro.

Durante a estadia de Xanana Gusmão no Qatar, foram assinados vários acordos bilaterais para reforçar a cooperação entre os dois países.

Segundo a agência noticiosa do Qatar QNA, os acordos visam encorajar e proteger investimentos e promover a cooperação económica, comercial e técnica entre os dois países.

Os memorandos de entendimento assinados têm como objetivo a cooperação estratégica entre Timor-Leste e a petrolífera Qatar Petroleum Internacional, o Conselho Superior de Tecnologia da Informação e Comunicação do Qatar, a Autoridade de Turismo e a Qatar Investimentos, na área da cooperação para o investimento, refere a mesma agência.

Sem comentários:

Mais lidas da semana