sábado, 18 de fevereiro de 2012

40 DIAS EM TIMOR-LESTE - livro de Aires Gameiro



Bertrand Livreiros

Uma interpretação, observações, perceções e análise de lusofonia emergente

Um livro de busca de identidade para Timor. No livro as encruzilhadas da história e do presente sucedem-se. Poderes, culturas, expressões religiosas, ambientes geográficos de dezenas de países de perto e de longe, vão como que passando na passerelle das suas páginas com as suas propostas de identidade.

Timor, ora impávido, ora sofredor, deixa passar as ofertas, recusa-as, luta para o deixarem em paz, surpreende sempre. O estilo do livro segue uma linha dialogal interrogativa para intervenientes e leitores. Volta sempre a questão: porque recusar isto e optar pelo inesperado? O livro dá um percurso histórico e um relance de cenas do presente (2008) em fundo de vestígios de dezenas de anos de violência e destruição. Apresenta cenas de antropologia de doenças e camadas de animismo como janelinha por onde se espreitar para a sua alma.

O leitor é convidado a contemplar e a palpitar uma identidade para Timor; e a observar mil iniciativas "faça você mesmo", a fixar-se em expressões de lusofonia, a reparar em marcas de fé e religiosidade cristã. Tudo é lido como indício de um sentido, de uma identidade que tarda em chegar. Se não conhece nada de Timor leia o livro e gostará da experiência; se já conhece bastante de Timor pode ter uma surpresa.

40 Dias em Timor-Leste de Aires Gameiro

Sem comentários:

Mais lidas da semana