sábado, 18 de fevereiro de 2012

Timor-Leste: Funeral de João Carrascalão realiza-se segunda-feira em Liquiçá



MSE (SBR) - Lusa

Díli, 18 fev (Lusa) - O funeral do histórico dirigente timorense João Carrascalão, que morreu sexta-feira aos 65 anos, em Díli, realiza-se segunda-feira em Liquiçá, disse hoje à agência Lusa fonte familiar.

"O funeral é segunda-feira em Liquiçá com missa pública", afirmou a mesa fonte, acrescentando que depois João Carrascalão será sepultado na propriedade da família.

Líder histórico da União Democrática Timorense (UDT), João Carrascalão era atualmente o embaixador de Timor-Leste em Seul (Coreia do Sul), cargo que exercia desde 2009.

João Viegas Carrascalão fundou e dirigiu a UDT - primeiro partido a ser criado em Timor-Leste após 1974 e o fim do domínio colonial português - durante muitos anos. Era desde 1993 o presidente do Conselho Superior Político, órgão responsável pela direção política do partido, pela execução da estratégia traçada pelo Congresso e pela fiscalização política das atividades de todos os órgãos da UDT.

Foi candidato às eleições presidenciais de 2007, mas ficou-se pelos 1,72 por cento dos votos, em último lugar, tendo apoiado José Ramos-Horta na segunda volta.

João Carrascalão estudou Topografia em Luanda (Angola) e especializou-se em Cartografia na Suíça. Ainda durante a administração portuguesa, dirigiu o Departamento de Geografia. Foi responsável pelas Infraestruturas na administração transitória das Nações Unidas em Timor-Leste, que se seguiu ao referendo de 1999.

Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana