quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

AUSTRÁLIA ABRE CONSULADO EM LUANDA



O País

A Austrália irá abrir oficialmente o seu novo Consulado Honorário em Luanda no dia 6 de Março de 2012, anuncia uma nota de imprensa divulgada pela embaixada daquele país em Pretória, África do Sul, na última Sexta-feira, 20. Na mesma nota indica-se que “o Sr. Clive Paulo de Souza será o cônsul honorário da Austrália, residente em Luanda, e com jurisdição em toda Angola”.

De acordo com a Embaixadora Australiana para Angola, Ann Harrap, a abertura do Consulado reflecte o compromisso da Austrália para reforçar o relacionamento com Angola e com o continente africano, bem como o dinamismo da comunidade australiana no país.

"Austrália e Angola têm uma crescente parceria e a nomeação do Sr. de Souza como cônsul honorário reconhece os laços políticos e econômicos sólidos e compartilhados pelos nossos países" disse Ann Harrap.

De acordo com a diplomata, nos últimos anos tem havido um crescimento constante no nível de relacionamento político. Austrália recebeu a hospitalidade de Angola durante a recente visita do enviado especial da primeira-ministra australiana para a Comunidade dos Países de Língua Portuguêsa (CPLP), Neil Mules, que participou na Cimeira da CPLP em Julho de 2010 e visitou Luanda novamente em Maio de 2011.

Mules voltará a Angola para a abertura oficial do Consulado da Austrália, ocasião em que também se reunirá com altos membros do Governo Angolano para discutir a relação bilateral. Ele também pretende aprofundar a cooperação entre a Austrália e Angola em questões multilaterais, inclusive no âmbito das Nações Unidas.

O comércio bilateral e relação de investimento também são crescentes. Em 2010-11, o comércio recíprico bilateral entre a Austrália e Angola ascendeu a quase 9,4 milhões, e o número de empresas australianas interessadas em fazer negócios no país continua a crescer, particularmente no sector mineiro e de recursos. O ministro da Geologia, Minas e Indústria, Joaquim Duarte da Costa David, participou na conferência de mineração “África Down Under” que teve lugar em Perth, Austrália, em Agosto de 2011.

Pela primeira vez, dois estudantes angolanos começaram, a longo prazo, cursos de mestrado na Austrália em 2011 através de bolsas de estudo patrocinadas pelo Governo Australiano, e mais um estudante angolano irá começar um curso de mestrado em 2012. Angolanos interessados em oportunidades em pós-graduação na Austrália deveriam visitar www.adsafrica.com.au O Consulado Honorário da Austrália, em Luanda, também irá desempenhar um papel essencial na prestação de serviços consulares e passaportes para a comunidade de expatriados e turistas australianos interessados em explorar Angola.

O Consulado estará aberto de segunda à sexta-feira das 09h00 às 17h00.

1 comentário:

Anónimo disse...

não tenho comentario sou presiso de ajuda onde eu posso localizar o consulado da Australia em Luanda ja estou três semanas a procura do consular. quero me candidatar a uma bolsa ou o numero de contacto peço a maxima compreenção aguardando por uma resposta

Mais lidas da semana