RTP - Lusa
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vai visitar Angola no final de fevereiro, quando o país assinala 10 anos do fim da Guerra Civil.
Fonte diplomática nas Nações Unidas adiantou à Lusa que Ban Ki-moon chega a Luanda num voo da ONU proveniente da Zâmbia, na noite do dia 26.
O plano atual da visita concentra no dia 27 as atividades, que incluem um encontro com os líderes angolanos, incluindo o Presidente José Eduardo dos Santos.
O secretário-geral da ONU irá visitar também projetos humanitários da organização em Angola, nomeadamente na área da saúde.
A mesma fonte adiantou que na visita, em ano de eleições gerais, Ban Ki-moon deverá aproveitar as suas intervenções para alertar para a necessidade de "distribuir equitativamente a riqueza petrolífera" do país.
Um dos assuntos a abordar com os líderes angolanos deverá ser ainda o da violência sexual contra mulheres imigrantes ilegais congolesas na fronteira entre Angola e a vizinha República Democrática do Congo.
A visita dá-se na altura em que Angola comemora dez anos da assinatura dos Acordos de Paz de Luena, após a morte em combate do líder da UNITA, Jonas Savimbi.
Foi também em 2002 que o país recebeu pela última vez um secretário-geral da ONU, na altura Kofi Annan.
Ban Ki-moon parte de Luanda na noite de dia 27, rumo a Nova Iorque.
A viagem começa na Zâmbia no dia 24, onde o secretário-geral e o presidente do Comité Olímpico Internacional irão visitar o Centro Olímpico de Desenvolvimento para a Juventude.
Irá também visitar um projeto da UNICEF ligado ao desporto e encontrar-se com líderes zambianos.
Esta será a primeira viagem a África do segundo mandato de Ban Ki-moon, iniciado em janeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário