quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cabo Verde: Diretor da Cadeia de São Vicente detido pela PJ para interrogatório



JSD - Lusa

Cidade da Praia, 09 fev (Lusa) - O diretor da Cadeia de São Vicente e dois guardas foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ) de Cabo Verde e serão apresentados ainda hoje ao Juízo Crime da Comarca local, avança hoje o jornal regional cabo-verdiano Notícias do Norte.

Segundo o semanário publicado na ilha de São Vicente, a detenção surgiu no âmbito de uma investigação sobre a gestão funcional da cadeia, desencadeada pelo Ministério da Justiça cabo-verdiano.

O jornal adianta que há suspeitas de um esquema de corrupção instalado no presídio e que envolve alguns detidos que foram condenados por narcotráfico, associação criminosa e lavagem de capitais, em outubro de 2009.

O diretor, Manuel Cândido, e os dois agentes prisionais estavam já suspensos por estarem ligados ao processo de investigação, desencadeado depois de apresentada uma denúncia de que os reclusos teriam regalias alegadamente concedidas pela direção da cadeia.

Segundo o Notícias do Norte, as denúncias dizem também respeito à reclusa Lígia Furtado, antiga assistente de bordo dos TACV e condenada por envolvimento numa rede de tráfico de droga de alto risco, associação criminosa, lavagem de capitais e corrupção.

Lígia Furtado, que está a frequentar o curso de Direito na Universidade Lusófona do Mindelo, estará a aproveitar as saídas, autorizadas da prisão, para outras atividades que não as universitárias, acrescenta-se no jornal, que lembra ainda as "regalias" concedidas à detida, como telefonemas, uso de Internet e maior número de visitas que os outros presos.

Leia mais sobre Cabo Verde - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana